Arqueólogos descobrem opulentos artefatos romanos do século II d.C. na França (FOTOS)
Arqueólogos do Instituto Nacional de Investigação Arqueológica Preventiva (INRAP, na sigla em francês) descobriram três opulentas estatuetas de bronze durante as escavações de um complexo de domus romano em Reimes, na França.
Como escreve Heritage Daily, durante a antiguidade, Reims, então conhecida como Durocortorum, era a segunda maior cidade da Gália romana e a capital provincial da Gália Bélgica. Em seu auge, a cidade tinha uma população estimada entre 30.000 e 50.000 habitantes, possivelmente chegando a 100.000.
Arqueólogos desenterraram em escavações na borda oeste de Durocortorum uma domus galo-romana do século II. O local fica a mais de um quilômetro do fórum, entre o decumanus maximus e o principal curso de água que atravessa Reims.
A entrada do domus é adornada com grandes pilares e uma parede com afrescos que retratam Aquiles e Deidamia da mitologia romana. De acordo com o INRAP, essa cena que precede a Guerra de Troia é valorizada em Roma e sua presença em Reims atesta sua apropriação pelas elites da capital provincial da Gália Bélgica.
As escavações também descobriram três estatuetas de bronze representando Marte, um touro e uma deusa desconhecida. A estatueta de Marte apresenta um intrincado design de armadura, incluindo uma Medusa na couraça e um relevo da loba com Rômulo e Remo.
A estatueta da deusa mostra uma figura feminina empunhando a clava de Hércules, uma serpente e a pele do leão de Nemeia, adornada com um capacete com uma esfinge gravada.
"A qualidade das estatuetas e a rara riqueza do repertório decorativo dos rebocos pintados da casa indicam proprietários ricos com forte apego à cultura romana", disse o INRAP.
Por Sputinik Brasil