Calçado de legionários é descoberto em antigo acampamento militar romano na Alemanha (FOTOS)
Arqueólogos descobriram restos de uma cáliga – uma espécie de sandália de couro usada por militares, uma peça de vidro e evidências de um muro defensivo.
Pesquisadores da Associação Regional de Vestefália-Lippe começaram a escavar o local neste verão europeu, acompanhando os trabalhos de renovação no parque. Sua proximidade com as antigas fortificações do acampamento romano de Aliso do século I d.C. sugeriram que lá poderiam ser achados materiais arqueológicos, escreve portal La Brújula Verde.
O referido acampamento foi construído durante o reinado do imperador Augusto como parte de seu objetivo de estabelecer a província da Magna Germania. No decorrer dos trabalhos foram encontrados um conjunto de peças de vidro da era romana, dois fornos antigos, cravos de ferro de sapatos militares e oito poços que continham fragmentos dos postes de madeira e terra que cercavam o assentamento.
Uma das descobertas mais curiosas foi uma série de cravos de ferro pertencentes às cáligas, encontrados por um detector de metais. Embora o couro das sandálias tenha se desintegrado completamente com o tempo, os cravos de ferro que fixavam as camadas de couro foram encontrados quase intactos.
Andreas Weisgerber, conservador da associação, detalhou que a sola da cáliga era bastante robusta, com um espessura de cerca de 0,8 centímetro, composta por três camadas de couro unidas por estes cravos de ferro forjados à mão.
Por Sputinik Brasil