Raphinha brilha, Lewandowski chega a 99 gols na Liga dos Campeões, Barcelona goleia e é o 6º
O poderoso ataque do Barcelona continua fazendo a diferença na temporada. Nesta quarta-feira, a equipe dirigida por Hansi Flick somou a sétima vitória seguida, a quinta por goleada, e com impressionantes 29 gols anotados nesta sequência de placares implacáveis. O brasileiro Raphinha e o artilheiro Lewandowski brilharam e comandaram os 5 a 2 sobre a Estrela Vermelha, em Belgrado, que levaram a equipe à 6ª colocação, na meta de fechar a fase de grupos no G-8.
O duelo no Estádio Rajko Mitic, que poderia se complicar após os donos da casa buscarem a igualdade por 1 a 1, mostrou que o Barcelona quer voltar a somar grandes conquistas no continente. Foi a terceira goleada seguida na Liga dos Campeões. Depois de 5 a 0 no Young Boys e 4 a 1 no forte Bayern de Munique, os catalães não tomaram conhecimento dos serviços - ainda fizeram 4 a 0 na casa do Real Madrid pelo Espanhol.
Raphinha deu uma assistência logo de cara - já tem duas na Liga dos Campeões -, acertou a trave no primeiro gol de Lewandowski, e fechou o placar, subindo para cinco na competição. O polonês, que deixaria sua marca mais uma vez na partida, chegou a 99, perto de marca histórica no torneio. Estão atrás apenas de Cristiano Ronaldo, com 141, e Lionel Messi, que fez 129.
O Barcelona precisou de apenas 12 minutos para abrir o marcador na Casa do Estrela Vermelha. Em grande fase, Raphinha cobrou falta da esquerda na cabeça de Iñigo Martínez, que deslocou o goleiro. Agora o brasileiro soma 10 assistências na temporada, escalado como meia por Hansi Flick.
Os serviços não se intimidaram, contudo, e rapidamente buscaram a igualdade, com Silas. Após saída errada da defesa, a trama rápida terminou nos pés do atacante, que encobriu o goleiro Iñaki Peña e deixou tudo igual aos 25.
Mas o ataque catalão não é considerado um dos melhores da atualidade por acaso. Antes do descanso, Raphinha soltou a bomba, a bola bateu na trave e sobrou para Lewandowski recolocar o Barcelona na frente.
O polonês é mortal dentro da área e logo às 7 da etapa final deixou a vitória espanhola encaminhada ao anotar pela 99ª vez na Liga dos Campeões. Livre, apenas escorou os índices de Koundé. O lateral precisou de dois minutos para dar nova assistência, desta vez para o capitão Raphinha. Cruzamento rasteiro para trás e batida no canto do brasileiro, que chega aos cinco gols na atual edição da Liga dos Campeões.
Flick optou por descansar suas estrelas na partida e, mesmo assim, ainda celebrou mais um gol. Terceira assistência de Koundé e Fermín López ampliou o massacre. O lateral foi ao fundo e enviado para trás, para o jovem de 21 anos bater cruzado. Milson ainda descontou.
INTER SUPERA O ARSENAL, PSG LEVA VIRADA E BAYERN SE RECUPERA
Em confronto direto pelo G-8, o Inter de Milão recebeu o Arsenal no Giuseppe Meazza e contornou com seu poder defensivo para segurar a pressão na etapa final e comemorar um duro 1 a 0 que a levou para a quinta colocação.
No jogo com dois favoritos por vagas diretas às oitavas de final, o equilíbrio era a marca dos primeiros 45 minutos, com poucas chances claras de gols - Dumfries acertou o travessão - em duas defesas até então intactas na competição. Nos acréscimos, contudo, um pênalti acabou anotado por toque de mão sem querer de Merino. Çalhanoglu assumiu a cobrança e abriu o cartaz.
O empate quase aconteceu no começo da etapa final, com Saliba pelo alto. O Arsenal se jogava todo ao ataque e dava espaço nos contragolpes. Dumfries perdeu uma chance. O Arsenal cresceu bastante e empilhou chances. Apesar da insistência, acabou lamentando a segunda revés na temporada.
Na França, o Atlético de Madrid buscou uma virada gigante por 2 a 1, no último lance, gol de Corrêa, afundando o Paris Saint-Germain e deixando as últimas colocações. Com o triunfo, o time espanhol subiu para 23º, superando o rival na tabela, agora o 25º e hoje eliminado até os playoffs.
O jogo começou com o Paris Saint-Germain ganhou um presente da defesa do Atlético de Madrid para abrir o marcador. Os zagueiros tocaram errado dentro da área, Dembélé roubou e ajudou Zaire-Emery, que abriu o marcador. O empate veio com Molina, quatro minutos depois da lambança.
A segunda etapa veio sem gols até os acréscimos e a igualdade parecia definitiva quando Griezmann serviu para Corrêa, aos 48 minutos, definindo um grande resultado para os espanhóis.
O Bayern de Munique recebeu o Benfica em jogo com atraso de 15 minutos por causa do acesso dos torcedores e dispôs a sair das últimas colocações após duas derrotas consecutivas, para Aston Villa e a goleada de 4 a 1 diante do Barcelona, ambos como visitante.
Depois de esbarrar na forte defesa portuguesa, o time de Vincent Kompany chegou ao gol decisivo no segundo tempo, com Musiala definindo o 1 a 0 e levando o tempo para o 17º posto, na zona de playoffs. Os portugueses caíram para 19º, com os mesmos 6 pontos dos alemães.
Nos demais jogos, o surpreendente Brest visitou o Sparta Praga e com gols de Fernandes e de Kairinen (contra), venceu por 2 a 1 (Olatunji fez para os checos), assumindo a quarta posição, com 10 pontos. A Atalanta encostou no G-8 - é a nona - com 2 a 0 diante do Stuttgart, na Alemanha, gols de Lookman e Zaniolo. O RB Salzburg desencantou após três derrotas ao bater o Feyenoord, na Holanda, por 3 a 1, com dois gols de Konaté (desperdiçou um pênalti) e um de Guindo. Moussa descontou.