BASQUETE

Petrovic define seleção de basquete para eliminatórias da AmeriCup

Esportes, elimintórias, AmeriCup, Belém, Seleção Brasileira, basquete, Aleksander Petrovic, Nathan Mariano, Paris 2024, Ginástio Manguerinho

Publicado em 31/10/2024 às 18:00

Foi definida nesta quinta-feira (31) a lista de 13 convocados da seleção brasileira masculina de basquete que irão disputar a janela de novembro das eliminatórias da AmeriCup, nos 21 e 24, no Ginásio Manguerinho, em Belém (PA). O técnico croata Aleksander Petrovic optou por renovar a equipe que competiu na Olimpíada de Paris – o Brasil parou nas quartas de final. Entre os novatos, estão revelações como Nathan Mariano, de apenas 16 anos, e Zu Júnior – ambos do Sesi Franca-SP - e Mathias Alessanco (Betis/Espanha). O treinador já antecipou uma pré-lista de convocados na semana passada.

Notícias relacionadas:

“Esta lista é formada com atletas experientes que tiveram nos Jogos Olímpicos, por atletas que treinaram antes do Pré-Olímpico e Paris 2024 e também [por atletas] jovens, para mostrar o processo de renovação que deve começar para encontrarmos novas caras para Los Angeles e depois. Não posso contar com todos da Europa, como Yago, e Leo Meindl, que está no Japão, e irei descansar nesta janela, e Benite, que irá descansar também, mas é importante ter essa mescla que pode conseguir os resultados e iniciar um processo de inserção de novos valores para o futuro – explicou Petrovic.

Os 13 convocados serão apresentados no dia 18 de novembro em Belém (PA). O primeiro duelo será contra o Uruguai, em 21 de novembro, às 20h (horário de Brasília) e, três dias depois, o Brasil enfrenta o Panamá, no mesmo horário.

O apoio da torcida em Belém pode ajudar a seleção a garantir a classificação antecipada para a fase principal da AmeriCup, programada para agosto de 2025, na Nicarágua. A seleção liderou o Grupo B (que tem ainda Paraguai, Uruguai, Panamá). Em fevereiro, o Brasil somou duas vitórias contra o Paraguai, dentro e fora de casa. A terceira e última janela das Eliminatórias ocorrerá em fevereiro do ano que vem.

Ao todo 16 equipes – divididas em quatro chaves - lutam por 12 vagas na AmeriCup 2025. Os três primeiros apresentados em cada grupo serão classificados para o torneio continental. A distribuição das demais seleções é assim: Grupo A (Venezuela, Argentina, Chile e Colômbia), Grupo C (Canadá, República Dominicana, México e Nicarágua) e Grupo D (Porto Rico, Estados Unidos, Cuba e Bahamas).