FUTEBOL

Flamengo é o campeão da Intercontinental Sub20

Por CONMEBOL.com / EFE / OPTA Publicado em 24/08/2024 às 20:50
  • Mengão bateu Olympiacos da Grécia por 2 a 1, com direito a uma virada no final para ficar com a Intercontinental Sub20 – 2024. no jogo disputado no Maracanã.

  • Agora, a América do Sul é o continente com o maior número de títulos no torneio, vencendo duas das três edições disputadas até agora neste ano.

O Flamengo é o novo campeão da Intercontinental Sub20, após vencer o Olympiacos da Grécia por 2 a 1 no Estádio do Maracanã, em um duelo repleto de emoções do início ao fim.

O agonizante gol que deu a vitória para a equipe de Filipe Luís só chegou aos 90+2′, selando uma virada épica no Rio de Janeiro.

O time brasileiro se classificou para essa Final da Intercontinental Sub-20, depois de ser o vencedor da CONMEBOL Libertadores Sub20 – 2024, com um triunfo de 2 a 1 na partida final contra o Boca Juniors da Argentina, também campeão da Intercontinental Sub-20 a um ano atrás.

O adversário foi o Olympiacos da Grécia, vencedor da edição 2023-24 da UEFA Youth League, um torneio continental europeu da categoria, classificatório para a Intercontinental Sub-20.

Embora o primeiro gol do encontro tenha sido do clube grego, marcado por Argiris Liatsikouras aos 54 minutos, os campeões sul-americanos conseguiram se recuperar e empatar com um gol de Caio Garcia aos 73 minutos.


Após 90 minutos de jogo, quando parecia que o empate estava decretado e o título seria definido nos pênaltis, Felipe Teresa apareceu no segundo minuto dos quatro dos acréscimos e converteu o 2-1, que somou mais um troféu na vitrine do Mengão.



– Números do Jogo –

  • A Copa Intercontinental Sub-20 fica na América do Sul: a vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Olympiacos faz com que o troféu fique do lado da CONMEBOL pelo segundo ano consecutivo. Em 2023, o Boca foi campeão ao vencer o AZ Alkmaar dos Países Baixos.

  • Flamengo e Boca, os dois últimos campeões da Copa Intercontinental Sub-20, disputaram a final da CONMEBOL Libertadores Sub-20 deste ano, com vitória do time brasileiro por 2 a 1.

  • Flamengo se consagra campeão da Copa Intercontinental Sub-20 Ao longo do caminho, venceu todas as cinco partidas disputadas, quatro pela CONMEBOL Libertadores Sub-20 e hoje contra o Olympicaos. No total fez 13 gols e recebeu cinco.

  • O Flamengo é o primeiro time a marcar dois gols na história das finais da Copa Intercontinental Sub-20. Além disso, e a equipe com mais posse de bola (58%) nestas finais.

  • Flamengo superou o Olympiacos no placar final e em cada uma das principais estatísticas: mais chutes a gol (14 a 10), mais posse de bola (58% a 42%), mais gols esperados (1,6 a 1,28) e mais eficácia em passes (78% a 64%).

  • Saindo do banco, Caio Garcia marcou o gol do empate do Flamengo. Também foi o jogador mais preciso do Rubro-Negro, com nove passes certos em dez tentativas. O meia não tinha marcado nenhum gol na CONMEBOL Libertadores Sub-20, mas havia dado uma assistência contra o Aucas.

  • Felipe Teresa marcou o gol da vitória, assim como Caio Garcia, que proveio do banco de reservas. O atacante converteu seu único chute a gol da partida. Na CONMEBOL Libertadores, tinha anotado na goleada de 4 a 1 sobre o Sporting Cristal.

  • Wallace Yan deu a assistência para o gol da vitória e foi o jogador com mais chutes na partida (5). O atacante é o jogador do Flamengo com maior participação direta nos gols de sua equipe durante o ciclo CONMEBOL Libertadores + Copa Intercontinental: quatro gols e duas assistências em seis jogos disputados.