Santana do Ipanema decreta emergência por estiagem por 180 dias
Decreto cita falta de água potável, contaminação de reservatórios e dependência da Operação Carro-Pipa.
A Prefeitura de Santana do Ipanema decretou situação de emergência em todo o território municipal por causa da estiagem. A medida tem vigência de 180 dias e foi publicada nesta terça-feira (29) no Diário Oficial dos Municípios.
O Decreto nº 189 relata escassez de água potável em comunidades rurais, baixo volume nos reservatórios e dependência de abastecimento pela Operação Carro-Pipa. O texto também menciona contaminação de estruturas de captação de água da chuva por fezes e urina de animais.
A situação de emergência autoriza a mobilização dos órgãos municipais e, dentro dos limites legais, medidas de resposta ao desastre. O decreto também permite convocar voluntários e realizar campanhas para arrecadar recursos.
O reconhecimento municipal não significa liberação automática de recursos estaduais ou federais. Eventuais repasses e contratações dependem de atos e procedimentos próprios.
TRANSPARÊNCIA — Esta matéria foi produzida com o auxílio de inteligência artificial, a partir de dados obtidos em fontes oficiais e serviços especializados, e revisada pela Redação da Tribuna do Sertão.