UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

Uneal inaugura estrutura em São Miguel dos Campos nesta terça-feira (22)

Campus IV que atende cerca de 250 estudantes passa a contar com 13 salas de aula e laboratórios de informática e química

Publicado em 21/09/2026 às 12:53
Uneal inaugura estrutura em São Miguel dos Campos nesta terça-feira (22)

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) inaugura, nesta terça-feira (22), a nova estrutura do Campus IV, em São Miguel dos Campos. A unidade recebeu investimento de R$ 12,5 milhões e as obras, iniciadas em janeiro de 2026, foram concluídas neste mês de setembro.

A nova estrutura possui aproximadamente 360 metros de área construída, distribuídos em três blocos, sendo dois destinados às atividades acadêmicas e um ao setor administrativo. O espaço conta com 13 salas de aula e dois laboratórios, nas áreas de informática e química. Durante a execução da obra, foram gerados aproximadamente 45 empregos.

Atualmente, o Campus IV atende cerca de 250 estudantes, distribuídos em três cursos: bacharelado em Ciências Contábeis e licenciaturas em Letras/Português e Letras/Inglês. A unidade conta com 24 professores e três técnicos administrativos. A direção é composta pelo diretor Eduardo Pantaleão de Morais e pelo vice-diretor José Kleber Ivo.

Além de São Miguel dos Campos, o campus recebe estudantes de municípios como Teotônio Vilela, Campo Alegre, Boca da Mata, Anadia, Junqueiro e Roteiro.

Para o diretor do Campus IV, Eduardo Pantaleão de Morais, a inauguração abre novas possibilidades para o funcionamento da unidade e para os serviços oferecidos à comunidade acadêmica. “Esse novo campus representa muito mais do que a construção de um prédio. É a possibilidade de ressignificar o nosso trabalho, desenvolver projetos que antes não podiam ser realizados por falta de espaço físico e vislumbrar novos cursos. Depois de tantas lutas para conquistarmos esse espaço, chegou o momento de usufruirmos de uma estrutura que oferece mais segurança e conforto para toda a comunidade acadêmica”, afirma Eduardo.

De acordo com o diretor, após a inauguração será iniciado o processo de transferência das atividades para a nova estrutura. A expectativa é que a mudança seja concluída em aproximadamente um mês, considerando a instalação e transferência dos serviços necessários ao funcionamento da unidade, como a infraestrutura de tecnologia e internet.
O reitor da Uneal, Odilon Máximo, destaca que a nova estrutura oferece novas condições para o desenvolvimento das atividades acadêmicas do Campus IV.

“Esta é uma entrega importante para os estudantes, professores e técnicos que fazem o Campus IV. A nova estrutura oferece melhores condições para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão e atende a uma comunidade acadêmica que reúne estudantes de São Miguel dos Campos e de outros municípios da região”, afirma Odilon Máximo.