SAÚDE

Comissão conclui estudo técnico para implantação de atendimento pré-hospitalar tático na SSP

A reunião do grupo aconteceu na manhã desta quinta-feira (28)

Publicado em 28/05/2026 às 15:19
Comissão da SSP-AL conclui estudo sobre atendimento pré-hospitalar tático para forças de segurança. Ascom SSP/AL

A comissão criada pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) concluiu o estudo técnico para avaliar a implantação da doutrina de atendimento pré-hospitalar tático entre os profissionais das forças policiais e de salvamento.

 

A última reunião do grupo aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), na sala do Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), no centro de Maceió.

 

De acordo com o coordenador da comissão e assessor de governança da SSP/AL, Alexandre Galvão, a equipe fez visitas técnicas, consultas com especialistas referenciais no país e pesquisa com mais de 2.600 policiais e bombeiros. Segundo ele, o documento também segue as diretrizes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

 

"O objetivo é preservar cada vez mais a vida dos profissionais da segurança pública, reduzindo as mortes evitáveis ​​através de procedimentos adequados que devem ser feitos por todos os agentes. O relatório final confirma a extrema necessidade da implantação da doutrina, que vela pela atuação técnica e danos em situações de emergência", afirmou ele.

 

Alexandre Galvão também ressalta que o documento apresenta sugestões para as forças de segurança pública.

 

"Opinamos pela inclusão da disciplina de APH-Tático em todos os cursos de formação das forças de segurança, bem como seja também facultado a promoção de especializações na área. Sugerimos que, em um ano, todos os efetivos sejam capacitados com a doutrina e a criação de três Procedimentos Operacionais Padrões a serem disponibilizados aos profissionais, que dizem respeito às situações em que o agente é ferido em operações, nas unidades institucionais e também que orientam a atuação dos gerentes de emergência", afirmou o assessor da SSP.

 

Segundo ele, a gestão é uma inovação da comissão para que toda operação passe a ter essa personalidade como ponto focal organizacional.

 

"Essa pessoa, a ser definida pelas forças também coordenará o trabalho de socorro a ser iniciado com a apresentação do Plano de Evacuação Médica de cada ação. Nossa ideia também é que cada servidor receba um kit tático avançado para resgate e emergências", finalizou.

 

O relatório final deve ser apresentado em breve ao secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, a quem cabe definir as diretrizes a serem cumpridas pelas forças de segurança estaduais.