CAPACITAÇÃO

Polícia Civil de Alagoas participa de curso sobre cooperação jurídica internacional na Paraíba

Delegados alagoanos participaram de formação promovida pela Secretaria Nacional de Justiça, abordando recuperação de ativos e combate ao crime organizado.

Publicado em 14/05/2026 às 12:25
Delegados da Polícia Civil de Alagoas participam de curso sobre cooperação jurídica internacional na Paraíba. Ascom PCAL

A Polícia Civil de Alagoas marcou presença, entre os dias 12 e 14 de maio, em João Pessoa (PB), no Curso do Programa Nacional de Difusão da Cooperação Jurídica Internacional – Grotius Brasil.

A capacitação foi promovida pela Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), em parceria com a Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (ESMAFE).

Representaram a instituição o delegado Sidney Tenório, da Diretoria de Polícia Judiciária 1 (DPJ1); a delegada Michelly Santos, da Delegacia de Estelionatos; o delegado Flávio Dutra, coordenador da DHPP do Interior; e o delegado Roberto Batista, da unidade de homicídios da 6ª Região da DHPP.

O curso teve como foco ampliar a cooperação jurídica internacional, promover a recuperação de ativos em âmbito internacional e fomentar o intercâmbio de conhecimentos voltados ao enfrentamento da criminalidade organizada e de crimes patrimoniais complexos.

Durante a programação, foram discutidos instrumentos de cooperação internacional, rastreamento patrimonial, medidas assecuratórias e mecanismos de recuperação de ativos ilícitos no exterior.

A capacitação reuniu representantes de instituições do sistema de justiça e segurança pública de diversos estados brasileiros, promovendo a troca de experiências e o alinhamento de estratégias de atuação.