Do papel à realidade: Ação do TJAL garante escritura gratuita para 243 lares no interior de Alagoas
Programa da regularização fundiária do TJAL, Moradia Legal, entregou títulos de propriedade gratuitos nesta sexta (8)
Após anos aguardando pela regularização de seus imóveis, 243 famílias de Arapiraca e Limoeiro de Anadia receberam, nesta sexta (8), os títulos de propriedade entregues gratuitamente pelo programa Moradia Legal, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
Givaneide Magalhães é moradora do bairro Nilo Coelho, em Arapiraca, há quase 20 anos, e sempre sonhou com o registro de sua casa.
“Moramos aqui há mais de 19 anos, mas até agora não tínhamos o documento. Estou muito feliz em estar recebendo essa documentação, pois agora vamos nos sentir mais seguros, com a garantia de que a casa é nossa”, contou.
José Fernando Silva, morador de Limoeiro de Anadia, comemorou pela conquista da regularização de sua casa.
“Estou muito feliz por receber esse título, esperava há muito tempo por isso e finalmente chegou o grande dia para todos nós, graças a Deus”, agradeceu.
Segurança jurídica
Segundo o presidente do TJAL, desembargador Fábio Bittencourt, a iniciativa garante segurança jurídica e acesso pleno ao direito à moradia.
“Nosso programa entrega um título devidamente registrado para quem mais precisa, levando dignidade, cidadania e segurança jurídica, mudando a vida das pessoas. Estamos bastante honrados em realizar várias entregas nos últimos dias”, afirmou.
101 moradores de Limoeiro de Anadia foram beneficiados nesta sexta (8). Foto: Caio Loureiro.
O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, ressaltou a importância social do programa do Poder Judiciário.
“O Moradia Legal resgata a dignidade das pessoas que possuem suas casas, mas não possuem ainda o registro. Ele consuma esse fato, colocando na mão das pessoas o documento para que elas se sintam verdadeiramente donas de suas casas”, destacou.
O vice-prefeito de Limoeiro de Anadia, Felipe Soares, agradeceu ao TJAL por promover segurança jurídica com a regularização dos imóveis.
“Queríamos trazer segurança jurídica para quem vivia sempre com receio de que um dia alguém tirasse a sua casa. Mas, a partir de hoje, são os donos de papel passado. E isso só aconteceu por conta desse excelente programa do TJ, que veio para mudar a vida de tantas famílias”, ressaltou.
Moradia Legal
O programa Moradia Legal do TJAL já está em sua 7ª edição e, desde sua criação, já entregou quase 52 mil títulos de propriedade em vários municípios alagoanos. A ação ocorre em parceria com a Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ/AL), Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (ANOREG/AL) e prefeituras.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL
[email protected]