SAÚDE PÚBLICA

Sesau lança o Programa Alagoas Vigilante para 46 municípios da II Macrorregião

Iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde visa fortalecer e qualificar as ações de vigilância em saúde, promovendo integração entre setores e atualização técnica nos municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

Publicado em 07/05/2026 às 15:32
Lançamento do Programa Alagoas Vigilante reúne gestores e profissionais de saúde em Arapiraca. Ruana Padilha / Ascom Sesau

Com o objetivo de fortalecer e qualificar as ações de vigilância em saúde em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) lançou, nesta quarta-feira (6), o Programa Alagoas Vigilante para os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde. O evento foi realizado no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Arapiraca e reuniu coordenadores das Vigilâncias Epidemiológica, de Endemias, Ambiental, Sanitária e da Atenção Primária à Saúde (APS) das regiões do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

O Alagoas Vigilante, criado pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevisa), tem como foco a qualificação das ações de vigilância nos municípios, promovendo integração entre as diferentes vigilâncias e, principalmente, com a Atenção Primária, visando fortalecer o cuidado ao cidadão.

Além disso, o programa se propõe a ser um espaço permanente de atualização técnica, integração institucional e fortalecimento das ações de vigilância em saúde em todo o estado.

A secretária executiva de Vigilância em Saúde da Sesau, Thalyne Araújo, ressaltou que a iniciativa foi estruturada como um espaço contínuo de qualificação técnica, integração entre instituições e fortalecimento das ações de vigilância em saúde no Estado.

"O programa aborda temáticas estruturantes para a vigilância em saúde, incluindo doenças transmissíveis, doenças não transmissíveis, saúde do trabalhador, preparação e resposta a surtos e emergências em saúde pública, reunindo profissionais, gestores, pesquisadores e representantes institucionais dos níveis municipal e estadual", explicou Thalyne Araújo.

Durante o lançamento, os profissionais participaram de uma mesa redonda sobre doenças tropicais negligenciadas e discutiram os desafios da Vigilância em Saúde no território alagoano. Também foram realizadas palestras sobre arboviroses e a preparação para o período de aumento de casos, mudanças climáticas, elevação dos acidentes com escorpiões, fatores de risco da leptospirose e novas tecnologias para o controle do Aedes aegypti.