Juceal abre inscrições para workshop sobre licenciamentos do Corpo de Bombeiros
Evento gratuito, em parceria com o Crea-AL, orienta profissionais sobre processos de alto risco e uso do Portal Facilita
A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) abriu, nesta quarta-feira (6), as inscrições para a primeira edição do Workshop Redesim, com foco nos processos de licenciamento emitidos pelo Corpo de Bombeiros, especialmente os considerados de alto risco.
O evento, realizado em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), acontecerá no dia 20 deste mês, a partir das 18h, na sede do Crea/AL, no bairro Farol, em Maceió. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo link Workshop Redesim – Corpo de Bombeiros e Alto Risco .
Segundo Edmundo Lins Filho, assessor da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas, a iniciativa busca orientar profissionais para o uso correto do sistema de licenciamento.
"O workshop tem como objetivo apresentar aos responsáveis técnicos por processos de alto risco do Corpo de Bombeiros uma utilização mais eficiente do sistema. Vamos demonstrar como melhorar o uso do portal para agilizar e simplificar a obtenção de licenças, além de abordar erros comuns para melhorar o fluxo dos processos", destacou.
Após a abertura, alteração ou baixa empresarial, realizada pelo Portal Facilita Alagoas , o sistema disponibiliza campos para licenciamento de negócios, incluindo a seção direcionada ao CBMAL e integração com o sistema Previni.
As licenças de baixo e alto risco, emitidas pelo Corpo de Bombeiros, têm como objetivo determinar a necessidade de vistoria prévia para o funcionamento das empresas, com base no potencial de dano à saúde, à segurança ou ao meio ambiente.
No sistema, disponíveis estão os alvarás Simplificado, de Construção e de Vistoria, emitidos todoss pelo Corpo de Bombeiros. Além de dúvidas claras sobre o uso do Portal Facilita, o workshop abordará temas como competitividade em Alagoas e iniciativas para melhoria contínua dos processos.
O evento é gratuito e dirigido a engenheiros, arquitetos e responsáveis técnicos que atuam junto ao Corpo de Bombeiros, mas profissionais envolvidos no registro de empresas, como contadores e advogados, também podem participar.
Redesim fase 2
O Workshop Redesim integra as ações da nova fase da rede, lançada em 19 de setembro, que visa aprimorar o ambiente de registro e licenciamento em Alagoas.
A fase 2 do Redesim prevê a automatização das consultas prévias para os 102 municípios alagoanos, criação de sistemas para cidades e órgãos governamentais, melhorias nos serviços e integração total entre sistemas, permitindo a automação de documentos como a inscrição municipal e a inclusão de novos alvarás.