QUALIFICAÇÃO

Sesau e Ministério da Saúde capacitam profissionais para ampliar acesso a implante contraceptivo em Alagoas

O 2º Ciclo da Oficina de Qualificação para Implementação do Implante Contraceptivo foi promovida pela Sesau e o Ministério da Saúde Marco Antônio Ruana Padilha

Publicado em 05/05/2026 às 17:01
O 2º Ciclo da Oficina de Qualificação para Implementação do Implante Contraceptivo foi promovida pela Sesau e o Ministério da Saúde Ruana Padilha / Ascom Sesau

A Supervisão de Cuidados à Mulher, Criança, Adolescente (SUMCA) e Rede Alyne da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceira com o Ministério da Saúde (MS), promoveu, nesta terça-feira (5), o 2º Ciclo da Oficina de Qualificação para Implementação do Implante Contraceptivo. O treinamento destinado a médicos e enfermeiros de 92 municípios alagoanos aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), localizado no bairro do Centro, em Maceió.

 

O curso visa capacitar os profissionais para a inserção e o manejo clínico do implante subdérmico, promovendo o alinhamento teórico, ético e técnico entre os profissionais da Atenção Primária. Disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o implante subdérmico contraceptivo liberador de etonogestrel é considerado vantajoso em relação aos já existentes por sua longa duração, agindo no organismo por até três anos, e alta eficácia.

 

A gerente de Atenção Primária da Sesau, Karini Omena, destacou que o curso tem o objetivo de fortalecer a assistência à saúde reprodutiva no Estado, ampliando o acesso a métodos contraceptivos seguros e eficazes.

 

“A estratégia impacta diretamente na prevenção de gestações não planejadas e na redução da mortalidade materno-infantil em todo o estado. É uma importante iniciativa do Ministério da Saúde, do SUS, fortalece a atenção à saúde sexual e reprodutiva das mulheres entre 14 a 49 anos que desejam fazer uso do implante contraceptivo”, pontuou.

 

Além do alinhamento teórico-prático, a habilitação dos enfermeiros segue as diretrizes da Resolução nº 802/2026 do Conselho Federal de Enfermagem. Ela estabelece a necessidade de realização de inserções supervisionadas para certificação.

 

Expansão da oferta

 

Representando o município de Porto Calvo, a enfermeira Eweline Alves, ressaltou a importância do treinamento para o acompanhamento para contribuir para a expansão da oferta do método contraceptivo em todo o Estado.

 

“Acho fundamental a capacitação, pois traz avanço e possibilidade de métodos contraceptivos de longa duração e assim reduzir a gravidez indesejada para mulheres adultas e adolescentes”, salientou.

 

Participaram da capacitação médicos e enfermeiros dos municípios de Água Branca, Anadia, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Batalha, Belém, Belo Monte, Boca da Mata, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Campestre, Campo Alegre, Campo Grande, Canapi, Capela, Carneiros, Chã Preta, Coité do Nóia, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Craíbas, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Feira Grande e Feliz Deserto.  Além das cidades de Flexeiras, Girau do Ponciano, Ibateguara, Igaci, Igreja Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jacuípe, Japaratinga e Jaramataia.

 

Também participaram os municípios de Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Olho d’Água Grande, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pariconha, Paripueira, Passo de Camaragibe, Paulo Jacinto, Piaçabuçu, Pilar, Pindoba, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Porto Calvo, Porto de Pedras, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, São Brás, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro, Mar Vermelho, Maragogi, Maravilha, Maribondo, Mata Grande, Matriz de Camaragibe, Messias, Minador do Negrão, Monteirópolis, Murici e Novo Lino.