Adeal promove ação de educação sanitária com produtores rurais
Na oportunidade, temáticas como brucelose bovina e HLB dos citros foram apresentadas pelos fiscais estaduais agropecuários da Adeal aos produtores.
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) realizou uma ação de conscientização voltada para produtores rurais do Assentamento Boa Vista, localizado no município de Jacuípe. O objetivo foi orientar sobre a prevenção e o combate a doenças e pragas que afetam as áreas animal e vegetal.
A atividade educativa foi conduzida pela Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) de Porto Calvo, com o apoio do Programa Estadual de Educação Sanitária (PEES).
Durante o encontro, os fiscais estaduais agropecuários da Adeal apresentaram temas como brucelose bovina e HLB dos citros, promovendo ampla participação dos produtores.
Foram repassadas informações sobre a identificação de sintomas suspeitos de HLB nos pomares, destacando a importância da notificação imediata à Adeal e das medidas preventivas para retardar a introdução da doença bacteriana, já registrada em outros estados brasileiros.
Também foi explicado como a brucelose bovina pode afetar animais e seres humanos, reforçando a necessidade da vacinação de bezerras de três a oito meses como principal forma de prevenção. Além disso, foi enfatizada a importância da atualização cadastral durante a campanha que se aproxima.