Governo de Alagoas promove evento para debater a preservação da memória pública
Gestores, arquivistas e representantes da sociedade civil foram convocados para participar da 1ª Conferência Estadual de Arquivos de Alagoas, etapa da 2ª Conferência Nacional de Arquivos (CNArq), na próxima quinta-feira (16), no Centro Cultural e de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá.
O evento, promovido pelo Arquivo Público do Estado de Alagoas (APA), tem como objetivo discutir o processo de construção da nova Política Nacional de Arquivos, com debates sobre o futuro da gestão documental, do acesso à informação no Brasil e do uso de tecnologia e preservação histórica.
A programação está dividida em seis eixos temáticos, que convidam os participantes a articular dimensões técnicas, políticas, sociais, jurídicas e tecnológicas voltadas aos arquivos, com o objetivo de refletir sobre as perspectivas da memória nacional, da cidadania e do direito à informação.
A superintendente do APA, Wilma Nóbrega, destaca a importância do evento para o fortalecimento da implementação da política de gestão documental do Governo do Estado e para que o cidadão garanta acesso a direitos básicos.
“Com isso, vamos garantir que as pessoas possam buscar a verdade histórica e a fiscalização dos gastos públicos. Os gestores e a sociedade civil devem estar engajados, pois sua contribuição subsidiará a formulação e a revisão de políticas arquivísticas nacionais, que orientam as ações governamentais”, explicou.
A participação no evento é gratuita e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/J8bw4EJJMhe94mq77 até o dia 12 de abril. No ato da inscrição, o participante deve escolher o eixo e informar seu segmento.
As propostas aprovadas em Alagoas serão levadas para a etapa nacional, na qual se consolidará o Caderno de Propostas que norteará o Governo Federal e o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) nos próximos anos. A 2ª Conferência Nacional de Arquivos tem como tema “Arquivos: agentes da cidadania e da democracia” e ocorre em maio de 2026, em Brasília (DF).
O evento é uma idealização do Arquivo Público de Alagoas (APA), órgão vinculado ao Gabinete Civil do Estado de Alagoas, em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de Alagoas, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL).

Programação:
8h - 9h Recepção e credenciamento
9h Solenidade de Abertura
9h30 - Conferência de abertura “Arquivos: agentes da cidadania e da democracia” Palestrante: Daniel Flores - PPGCI/UFAL
10h - Leitura e aprovação do Regimento da Iª Conferência Estadual de Arquivos
10h15 - 10h30 - Intervalo
10h30 - 13h - Debate dos Eixos
- Eixo 1 “Marco Legal, Governança Arquivística e Perspectivas para uma Política”
- Mediador – Wilma Nóbrega
Sala Umbu
- Eixo 2 “Gestão de Documentos como infraestrutura democrática”
- Mediador – Deisele Santos e Derik David
Sala Tamarindo
- Eixo 3 “Preservação e Patrimônio Arquivístico”
- Mediadores – Gian Carlo, Nestor Alves e Mariana
Sala Mangaba
- Eixo 4 “Acesso, Transparência, Inclusão e Promoção da Cidadania”
- Mediadores: Edvanio Duarte e Suliane Barros
Sala Siriguela
- Eixo 5 “Condições de Trabalho nos Arquivos e Ensino e Pesquisa em Arquivologia”
- Mediador: Daniel Flores
Sala Pitanga
- Eixo 6 “Arquivos Privados e Comunitários, Pluralidade da Memória e Interesse Público e Social”
- Mediadores – Irinéia Franco e Elias Veras
Auditório
13h – 14h30 – Almoço
14h30 – 16h – Debate dos Eixos
16h - 18h - Debate e votação de propostas, apresentação e deliberação das moções, eleições de delegados para a 2ª CNArq.
- Encerramento
Serviço:
1ª Conferência Estadual de Arquivos de AlagoasEtapa estadual Alagoas da 2ª Conferência Nacional de Arquivos (CNArq)
Data: 16 de Abril de 2026
Horário: 08h às 18h
Local: Centro de Convenções Maceió. Rua Celso Piatti, 280-372 - Jaraguá, Maceió - AL, 57022-210
Inscrições: https://forms.gle/J8bw4EJJMhe94mq77