IMA/AL informa sobre a normalização dos serviços do Cadastro Ambiental Rural
Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural volta a funcionar; uso do Código do Imóvel Rural do Incra passa a ser obrigatório
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) informa que o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) foi restabelecido e já está disponível para os usuários, com a normalização do acesso aos serviços de retificação, abertura de novos cadastros e outras funcionalidades. A principal novidade da nova versão é a obrigatoriedade do Código do Imóvel Rural, emitido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
O sistema passou por uma correção de falhas no Módulo de Cadastro Offline, identificadas no final de dezembro de 2025. Com a normalização, é necessário realizar novamente o download da versão atualizada do sistema.
“Os serviços foram normalizados antes do prazo previsto e o IMA acompanhou de perto o empenho do Governo Federal, que atuou com agilidade para garantir mais segurança aos usuários”, destacou João Rodrigues, coordenador do sistema CAR em Alagoas.
O IMA/AL orienta que proprietários e posseiros que ainda não possuem o cadastro no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) procurem o Incra para regularizar a situação e atualizar as informações necessárias. A partir de agora, a inserção do Código do Imóvel Rural do SNCR/Incra é obrigatória tanto para novas inscrições quanto para retificações de imóveis já cadastrados.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o setor responsável pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Alagoas, pelo telefone (82) 98878-9994.