Capelania do Corpo de Bombeiros recebe reconhecimento canônico
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas (CBMAL) passou a contar, oficialmente, com a Capelania de São Floriano, erigida e reconhecida canonicamente pelo Ordinariado Militar do Brasil. O reconhecimento foi formalizado por meio de decreto assinado por Dom Marcony Vinicius Ferreira, arcebispo ordinário Militar do Brasil, na Cúria do Ordinariado Militar, em Brasília (DF).
A medida visa garantir a devida validade e licitude canônica à assistência religiosa e espiritual prestada aos militares do CBMAL e a seus familiares, especialmente àqueles que professam a fé Católica Apostólica Romana. O decreto foi expedido após anuência do comando da corporação e consulta ao Conselho Presbiteral do Ordinariado Militar, conforme prevê o Código de Direito Canônico.
Capelania de São Floriano
A assistência religiosa no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas teve início em setembro de 2006, com a incorporação do primeiro capelão da corporação. Desde então, o serviço espiritual vem sendo consolidado por meio de celebrações litúrgicas, administração dos sacramentos, escuta pastoral, aconselhamento espiritual e apoio em situações emergenciais e de caráter excepcional, sobretudo em momentos de crise e tragédia.
São Floriano, soldado combatente romano do século III, foi escolhido como Padroeiro da Capelania após escuta dos fiéis católicos da corporação que participam das atividades pastorais. Convertido ao cristianismo e martirizado por sua fé, São Floriano é reconhecido historicamente como protetor contra incêndios e padroeiro universal dos bombeiros.
O decreto também recomenda que, sempre que possível, seja instalado um espaço físico destinado à capela, observando-se as orientações litúrgicas e administrativas da Igreja. A data litúrgica do padroeiro foi estabelecida para o dia 4 de maio, quando deverá ser celebrada oficialmente no âmbito da corporação.
Determinou-se, ainda, que o teor do decreto seja comunicado às autoridades militares competentes, lido em celebração religiosa com a presença dos fiéis e devidamente registrado no Livro de Tombo da Capelania, permanecendo arquivado tanto na Capelania quanto na Cúria do Ordinariado Militar do Brasil.
.jpg)
Reconhecimento da fé
O capelão do CBMAL, tenente-coronel Judá Barbosa Leite, ressaltou a importância do reconhecimento canônico para os fiéis da Corporação.
“A criação e o reconhecimento canônico da Capelania de São Floriano no CBMAL é algo importantíssimo para a nossa corporação, pois estabelece canonicamente, conforme os ensinamentos e as normas da Igreja, as missões e funções que o capelão tem junto à corporação, aos membros e a seus familiares. Nesse caso, reconhece tudo o que já ocorreu desde o ano de 2006, com a entrada do primeiro capelão do Corpo de Bombeiros, até o presente momento, bem como todos os atos a serem realizados dentro do Corpo de Bombeiros a partir de agora”, destacou.
O tenente-coronel ainda explica que, a partir de agora, celebrações religiosas, como casamentos e batismos, poderão ocorrer dentro dos batalhões, representando um grande passo na história da instituição.
.jpg)
“A ereção canônica da Capelania é, portanto, um reconhecimento legal e aponta justamente para esta necessidade que a corporação possui de ter alguém à disposição para o serviço espiritual dentro da instituição, auxiliando os bombeiros e seus familiares. Com isso, onde estiver um bombeiro, poderão ser realizados casamentos e batizados, principalmente dentro das diversas unidades do Corpo de Bombeiros distribuídas em grande parte do território do estado de Alagoas. Sendo assim, as preparações para casamentos, batizados e as demais celebrações serão reconhecidas pelo Ordinariado Militar do Brasil”, concluiu.
A criação da Capelania de São Floriano consolida a dimensão espiritual no ambiente militar, assegurando a atenção integral aos bombeiros militares e suas famílias, em consonância com os valores humanos, éticos e cristãos que norteiam a missão da corporação.