Hemoal realiza coleta externa de sangue em Coruripe nesta quinta-feira
Ação itinerante visa reforçar os estoques de sangue para atender hospitais e maternidades da região
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove nesta quinta-feira (8) uma coleta externa de sangue no município de Coruripe. A iniciativa será realizada ao lado do Hospital Carvalho Beltrão, na Rua Euclides Baeta, s/n, bairro João Carvalho, das 9h às 16h.
A ação tem como objetivo reforçar o estoque estratégico de hemocomponentes, garantindo o atendimento à demanda transfusional das unidades públicas de saúde da capital e do interior, incluindo casos de urgência, emergência e cirurgias eletivas.
Por meio das coletas itinerantes, o Hemoal facilita o acesso dos alagoanos à doação voluntária de sangue, contribuindo para a manutenção dos estoques destinados a hospitais e maternidades em todo o estado.

Critérios para doar
De acordo com o Ministério da Saúde, podem doar sangue voluntários com idade entre 16 e 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. É indispensável apresentar documento oficial e original com foto. O candidato à doação deve estar alimentado, evitando alimentos gordurosos.
Não é permitido ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação, e recomenda-se ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Pessoas diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos estão impedidas de doar de forma permanente. Para mulheres, a doação é contraindicada em casos de gravidez ou amamentação.