SERVIÇO TEMPORARIAMENTE INDISPONÍVEL

IMA/AL orienta sobre suspensão temporária de serviços do SICAR até 20 de janeiro

Sistema de Cadastro Ambiental Rural passa por atualização; proprietários podem usar módulo pré-preenchido

Publicado em 07/01/2026 às 14:40
IMA/AL informa suspensão temporária de serviços do SICAR para atualização do sistema. Ascom IMA

Ascom IMA/AL

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) informa que o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) está com alguns serviços suspensos até o dia 20 de janeiro, devido a uma correção de falhas no Módulo de Cadastro Offline.

Durante esse período, estão indisponíveis serviços como retificações e a abertura de novos cadastros. No entanto, proprietários e posseiros que desejam inscrever novos imóveis podem utilizar o Módulo de Cadastro Pré-Preenchido, que permanece funcionando normalmente e utiliza as bases de dados da Receita Federal e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Segundo o coordenador do CAR em Alagoas, João Rodrigues, dúvidas podem ser esclarecidas por meio do número (82) 98878-9994. O IMA também informa que os usuários serão comunicados assim que o serviço for restabelecido.

“Sabemos que muitas pessoas querem começar o ano colocando tudo em dia e entendemos a frustração causada pela suspensão temporária desses serviços. Pedimos a compreensão de todos e reforçamos que, em caso de dúvidas ou necessidade de orientação, o IMA está à disposição para prestar esclarecimentos e apoiar os usuários durante esse período”, destacou o coordenador.

As falhas foram identificadas após o lançamento de uma nova versão do módulo offline, em 24 de dezembro de 2025. Após a normalização do serviço, será necessário realizar o download da versão atualizada.

A principal mudança desta nova versão do SICAR é a obrigatoriedade de inserção do Código do Imóvel Rural do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) do Incra para inscrições e retificações de imóveis. Proprietários e posseiros que ainda não possuem cadastro no SNCR devem acessar o site do Incra para providenciar o registro.