OBRAS

Ufal executa obras de recuperação das calçadas e amplia acessibilidade no Campus

Reformas serão realizada em etapas, com recursos do MEC, e incluem recuperação de trechos danificados e instalação de piso tátil

Por Redação com Ascom Ufal Publicado em 07/01/2026 às 14:44

O ano começou com novidades no campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Na última segunda-feira (5), a universidade iniciou a primeira fase de recuperação dos trechos danificados das calçadas e a instalação do piso tátil. A reforma conta com recursos disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) e é supervisionada pela Pró-reitoria Estudantil (Proest) e pela Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra) da Ufal.

A iniciativa atende a uma demanda antiga da comunidade acadêmica, especialmente de estudantes com deficiência, e busca corrigir problemas estruturais nas calçadas do Campus, como desníveis, buracos e ausência de sinalização adequada. A intervenção prevê a recuperação dos trechos danificados e a implantação de piso tátil, com foco em garantir mais autonomia, segurança e mobilidade nos principais eixos de circulação.

A obra é executada por empresa terceirizada e foi dividida em três etapas, sendo a inicial no trecho que vai da guarita principal até a Reitoria e tem prazo de 60 dias para ser concluída. O pró-reitor estudantil, Alexandre Marques, explicou que, durante o período da reforma, alguns acessos aos estacionamentos poderão ser isolados. Nesses casos, a empresa responsável pela obra, com acompanhamento do setor de Arquitetura da Proinfra, informará previamente a comunidade acadêmica. 

“Entendemos que alguns transtornos serão enfrentados durante a realização desta reforma, mas não temos dúvidas de que, ao final, iremos disponibilizar uma acessibilidade física digna para nossa comunidade acadêmica”, reforçou.

Com a finalização dessa primeira etapa, a obra seguirá em mais duas fases, que serão executadas no trecho da Biblioteca Central até o Bloco 18 (antigo João de Deus) e, posteriormente, até o fim do Campus, na Residência Universitária Alagoana (RUA). Vale ressaltar que as obras serão realizadas de acordo com a liberação orçamentária do MEC e condicionadas às condições climáticas favoráveis.