SEMINÁRIO

Câmara de Estudos Políticos debate juventude e políticas públicas em Alagoas

Por Alexandre Câmara / Ascom Vice-governadoria Publicado em 29/03/2025 às 11:15
Seminário reafirmou o compromisso da Câmara de Estudos Políticos em promover espaços de reflexão qualificada Gabiel Cabral / Ascom Vice-governadoria

A Câmara de Estudos Políticos promoveu nesta semana o seminário “Juventudes e Políticas Públicas: respostas locais, para uma agenda nacional”, no auditório do Centro Universitário de Maceió (UNIMA). Voltado à construção de um olhar crítico e estratégico sobre o papel das juventudes na sociedade brasileira, o encontro reuniu pesquisadores, professores universitários, estudantes e gestores públicos.

  

O seminário foi coordenado pelo professor João Bittencourt, do Instituto de Ciências Sociais da UFAL e responsável pelo eixo “Política e Juventude” da Câmara de Estudos Políticos, e contou com as participações da socióloga e pesquisadora Helena Abramo e da Professora Doutora da Unima, Lorena Monteiro.

 

O evento marcou um momento importante de articulação entre a produção acadêmica e os desafios concretos enfrentados pela juventude alagoana. Na abertura, Bittencourt apresentou os objetivos do seminário e compartilhou dados da pesquisa Data Jovem, contextualizando o cenário estadual e o papel da juventude na formulação de políticas públicas.

 

A socióloga Helena Abramo, uma das maiores referências nacionais nos estudos sobre juventude, realizou uma exposição panorâmica sobre a evolução das políticas públicas para esse segmento no Brasil. Em sua análise, destacou como a juventude foi historicamente tratada como alvo de intervenção estatal — muitas vezes como “problema” — e como, ao longo dos anos, essa narrativa passou por uma inflexão importante, que levou à construção da juventude como sujeito de direitos e protagonista de transformações sociais. 

  

Um dos momentos centrais do evento foi a apresentação do Data Jovem, uma ampla pesquisa realizada em todos os municípios do estado de Alagoas. Coordenada por João Bittencourt e desenvolvida em parceria com as secretarias de Juventude, Esporte e Lazer; Planejamento e Gestão; e de Tecnologia; a investigação revelou dados inéditos sobre percepções, demandas e realidades vividas pelos jovens alagoanos em áreas como educação, trabalho e segurança pública. A pesquisa contou com a atuação de professores e pesquisadores da UFAL e envolveu desde a aplicação de questionários até grupos focais com estudantes em escolas públicas.

 

O seminário reafirmou o compromisso da Câmara de Estudos Políticos em promover espaços de reflexão qualificada, capazes de dialogar com a realidade local e contribuir para a formulação de uma agenda nacional comprometida com os direitos e o protagonismo das juventudes.