SEGURANÇA PÚBLICA

1º Curso Operacional de Intervenção Tática Prisional chega ao fim com a capacitação de forças policiais

Por Regina Carvalho / Ascom Seris Publicado em 28/03/2025 às 12:31
Curso permitiu a preparação de policiais para crises dentro do sistema prisional Janaina Marques / Ascom Seris

Acontece nesta segunda-feira (31) o encerramento do 1º Curso Operacional de Intervenção Tática Prisional (Coitap/AL), momento histórico para a segurança pública de capacitação de forças policiais, uma iniciativa do Governo de Alagoas, da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e da Polícia Penal de Alagoas. O evento será no auditório do Detran/AL, no Cidade Universitária, às 15 horas.




O Coitap formou 21 policiais (15 de Alagoas e seis de outros estados), em 23 dias de curso. “Um balanço extremamente positivo. O curso contou com instrutores de Alagoas e de Tocantins, focando no treinamento físico e mental que preparou policiais penais de Alagoas e de outros estados para os desafios de nossa obrigação legal”, comemora Manoel Messias.

Liderado pela Polícia Penal de Alagoas, o Coitap/AL é considerado um dos eventos mais importantes de intervenção prisional do país, destinado exclusivamente às forças policiais. Foram aplicados procedimentos e técnicas dentro da legalidade e do uso da força, contribuindo ainda para a formação de multiplicadores e instrutores de intervenção prisional.

A iniciativa, por meio do Comando de Operações Penitenciárias (COP) e apoio da Escola Penitenciária, teve como intuito capacitar policiais para atuação como interventores táticos prisionais nas demandas de média e alta complexidade e na solução de conflitos no interior dos estabelecimentos prisionais.

“O curso permitiu a preparação para crises dentro do sistema como fugas, rebeliões, resgates e motins. A intenção é que cada formando multiplique o aprendizado”, finaliza Manoel Messias.