ÓRGÃO

Governo de Alagoas institui Fórum dos Organismos de Políticas para as Mulheres

Por Daniel de Oliveira e Jaci Lira / Ascom Semudh Publicado em 28/03/2025 às 09:01
Momento também contou com a apreciação do regimento interno e a eleição da mesa diretora do Fórum Helen Victória/Ascom Semudh

O Governo de Alagoas instituiu, nessa quinta (27), o Fórum Estadual dos Organismos de Políticas Públicas para as mulheres. O órgão foi implantado em cerimônia que reuniu gestoras municipais no auditório do Cesmac, em Palmeira dos Índios.

 

Vinculado à Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), o fórum tem a finalidade de fortalecer o debate, acompanhamento e integração das políticas públicas de gênero nas esferas municipais e estadual, além da ampliação da articulação junto aos municípios.

 

Integram o órgão colegiado a própria Semudh, junto a secretarias municipais da Mulher e diretorias, coordenações municipais de políticas de gênero. Com o contato direto entre os organismos, o objetivo é aumentar e capilarizar o alcance das políticas públicas para toda a população feminina.

 

“Precisamos dialogar e fazer uma boa administração dos recursos para fazermos uma política eficaz, inteligente e funcional para atender todas as mulheres em todas as suas vivências, culturas, contextos e complexidades”, explicou a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva.

 

A abertura do Fórum das OPMs foi realizada em agosto de 2023, em evento com a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, e passou por um período de ajustes e resoluções de processos burocráticos. O órgão foi instituído oficialmente durante evento em Palmeira dos Índios, município escolhido pela sua expressiva representatividade feminina e que tem mulheres ocupando os cargos de prefeita e vice-prefeita.

 

Por sua vez, a vice-prefeita de Palmeira dos Índios, Sheila Duarte, exaltou a importância da união em defesa das mulheres. “O nosso objetivo é nos unir para fortalecer nossas mulheres. Enquanto os agressores e os machistas fazem de tudo para diminuir elas, nós estaremos aqui para mostrar que todas elas podem alcançar o que elas quiserem”, disse.

 

Mesa diretora

 

Durante o evento, também foi aprovado o regimento interno e realizada a eleição da mesa diretora do órgão colegiado. Após votação, ficou definido que a secretária da Mulher de Senador Rui Palmeira, Maria da Paz, será a vice-presidenta, tendo como suplente Cristiane Marques (Delmiro Gouveia).

 

As titulares de Flexeiras e Coruripe, Joyce Marcolino e Nívea Luz, respectivamente, serão as 1ª e 2ª secretárias, contando com Malena Andrade e Cícera Porto, de Joaquim Gomes e Tanque d’Arca, na suplência.

 

Todas elas estarão na gestão junto à secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, e a secretária executiva da Semudh, Dilma Pinheiro, que são a presidenta e a vice-presidenta do Fórum.

 

A secretária da Mulher de Flexeiras, Joyce Marcolino, eleita como primeira secretária do órgão, ressaltou a importância para o seu município em ocupar uma posição tão importante e estar inteirado nas discussões sobre políticas públicas de gênero. “Nossa secretaria é nova, uma gestão que está iniciando agora. Então, é de suma importância estarmos dentro deste diálogo”, afirmou.