1º Encontro de Cordelistas do Sertão Alagoano acontece em abril em Pão de Açúcar
Com incentivo do Governo de Alagoas, evento reúne nomes importantes da literatura de cordel e valoriza a cultura popular sertaneja

A cidade de Pão de Açúcar será palco, nos dias 10 e 11 de abril, da 1ª edição do Encontro de Cordelistas do Sertão Alagoano. A iniciativa reunirá dezenas de cordelistas de diferentes municípios do Sertão alagoano, além de convidados de outras regiões, com o objetivo de promover, difundir e celebrar a literatura de cordel e suas manifestações artísticas associadas.
Organizado pelo professor e cordelista Cristovão Augusto, o projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destaca a importância da iniciativa para a valorização da cultura popular alagoana.
"A literatura de cordel é uma das expressões mais genuínas da nossa identidade cultural, principalmente no sertão. Apoiar iniciativas como essa é fortalecer as raízes do nosso povo e garantir que essa arte continue viva e acessível às novas gerações", afirmou a gestora.
A programação inclui oficinas criativas, palestras, recital de cordel, homenagens, performances literárias e apresentações musicais. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
O evento começa no dia 10, às 18h30, na Escola Estadual Rosália Sampaio Bezerra, com oficinas ministradas por nomes reconhecidos da literatura de cordel como Diógenes Pereira e Efigenia Dias. Já no dia 11, a partir das 18h30, o encontro continua no Auditório do Colégio São Vicente, no centro da cidade, com a cerimônia oficial de abertura, homenagens e apresentações culturais.
Segundo o idealizador do projeto, Cristovão Augusto, a proposta nasceu do desejo de dar visibilidade aos artistas populares do sertão.
“Este evento torna-se como de suma importância por proporcionar ao público algo que, atualmente, está escasso, que é a realização de eventos culturais e artísticos ligados ao campo popular. Os resultados deste momento servirão de fonte de pesquisa para estudantes, pesquisadores, escolas, universidades, associações e demais instituições públicas e privadas”, destacou.
Para mais informações, os interessados devem acessar a página do Instagram ou entrar em contato através do telefone (82) 99932-5126 ou e-mail encontrocordelistassertãoal@gmail.com.
Confira a programação:
10 DE ABRIL
Local: Escola Estadual Rosália Sampaio Bezerra – Pão de Açúcar - AL
18:30 - Oficinas Criativas de Literatura de Cordel - Ministradas por Diógenes Pereira e Efigenia Dias.
11 DE ABRIL
Local: Auditório do Colégio São Vicente – Pão de Açúcar - AL
18:30 - Recepção dos participantes e credenciamento.
19:00 - Abertura do evento - Formação da mesa
19:15 - Palestra de abertura - Tema: História do Cordel e sua Importância Cultural - Palestrante: Diógenes Pereira
19:30 – Amostra de Cordel (Resultado das oficinas)
19:45 – Homenagem a Beto de Meirus
19:55 – Performance literária: “Regi: A chegança e a partida” (cordel) - Autor: Túlio dos Anjos
20:05 – Apresentação dos cordelistas presentes - Recital
21:00 - Apresentação musical
21:15 - Encerramento do evento - Agradecimentos
21:30 - Coffee break