SAÚDE

Sesau apresenta programas de referência em AL à comitiva da saúde de Uberlândia

Por Ruana Padilha / Ascom Sesau Publicado em 27/03/2025 às 17:56
No Hospital Metropolitano de Alagoas, a comitiva mineira conheceu o funcionamento do Programa AVC Dá Sinais Micael Oliveira / Ascom Sesau

A comitiva do município de Uberlândia (MG) finalizou, nesta quinta-feira (26), o intercâmbio das práticas de saúde exitosas implementadas em Alagoas. Durante a manhã, o grupo se reuniu com o secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Monteiro, e conheceu a Central Estadual de Regulação de Leitos.

 

No período da tarde, estiveram no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) e no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, onde conheceram dois dos programas que são referência na saúde pública alagoana: o AVC Dá Sinais e o Bate Coração.

 

Alagoas foi pioneiro no país na criação de uma rede de cuidados exclusiva para tratar os pacientes acometidos pelo AVC, conhecido popularmente como derrame.

 

O Programa AVC Dá Sinais foi criado em agosto de 2021 e já beneficiou milhares de alagoanos, por meio de um aplicativo de telemedicina, que agiliza o diagnóstico. Já o programa Bate Coração, criado em 2025, tem como objetivo reduzir o tempo-resposta e otimizar o tratamento efetivo do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

 

Durante a visita, Igor Montteiro representou o titular da pasta, o médico Gustavo Pontes de Miranda, e destacou a importância de partilhar experiências para que os Estados construam políticas públicas de saúde que garantam qualificação no cuidado com o paciente. Ele enfatizou, ainda, o cuidado e a humanização com o paciente durante a execução dos programas Bate Coração e AVC Dá Sinais.

 

“Fomos in loco conhecer os hospitais para que eles possam fazer uma imersão de maneira mais próxima do Programa Bate Coração e do AVC Dá Sinais, com o intuito de que eles consigam entender toda a logística e a sistemática dos programas estaduais de Alagoas. Sentimo-nos orgulhosos de poder contribuir com o município de Uberlândia, em Minas Gerais, para que eles consigam construir políticas públicas em saúde sólidas, da mesma forma que estamos construindo e trazendo resultados qualificados para a população alagoana”, pontuou Igor Monteiro.

 

Parabéns a Alagoas

 

Com a troca de experiência entre os Estados, o secretário de Saúde de Uberlândia (MG), médico cardiologista Ademilson Lima e Silva, parabenizou Alagoas pelos programas desenvolvidos para atender a população.

 

“Para nós de Uberlândia, Triângulo Mineiro, é um prazer muito grande estar conhecendo o programa AVC Dá Sinais e o Bate Coração. Sem dúvida nenhuma, são programas de relevância nacional que ajudarão muito os mineiros. Nós agradecemos ao secretário de Estado da Saúde, ao secretário Igor, ao governador Paulo Dantas por ter nos recebido aqui, e estamos muito felizes com a acolhida e impressionados com o desenvolvimento do estado de Alagoas”, disse.