DESENVOLVIMENTO

Segurança Pública e Itec buscam soluções para modernizar serviços da Polícia Científica

Por Roberison Xavier / Ascom SSP Publicado em 27/03/2025 às 14:34
Reunião para modernizar integração de sistemas de segurança ocorreu nesta terça-feira Roberison Xavier

Representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) se reuniram, na manhã desta quinta-feira (27), com integrantes da Polícia Científica para buscar soluções tecnológicas visando modernizar ainda mais os serviços prestados pela força estadual.

 

Durante o encontro, ocorrido na sede da SSP, no centro de Maceió, foram discutidas formas de integração entre os sistemas utilizados pelos Institutos de Criminalísticas (IC) e Médicos Legais (IMLs) de Maceió e Arapiraca, que são: Forensis, SisGOU IML e Sistema de Laudos.

 

Segundo o perito-geral adjunto da Polícia Científica, Wellington Melo, além de otimizar o trabalho dos peritos, a ação objetiva melhorar o serviço prestado à sociedade em geral.

 

“Hoje há uma redundância de força de trabalho, pois o servidor precisa cadastrar as mesmas informações em mais de um sistema. O objetivo é justamente aperfeiçoar o trabalho com um único cadastro e fortalecer o serviço. Essa ferramenta única vai potencializar o tempo-resposta e, com certeza, melhorar a prestação do serviço de perícias à população”, afirmou o perito criminal.

 

O chefe especial de Informatização e Segurança da SSP, major Edival Lima, também enalteceu a importância da agilidade na transmissão de dados entre as tecnologias já utilizadas.

 

“Esse serviço permite que o atendimento lá na ponta seja dado de forma mais célere. Uma ocorrência que seja registrada aqui na SSP cairá automaticamente nos sistemas da Polícia Científica e já ficará disponível para perícia e laudos, com todos os dados possíveis. Isso evitará, também, qualquer atraso na transmissão de dados e ainda permitindo que eles sejam compartilhados o mais rápido possível entre as instituições do sistema de segurança de Alagoas”, disse o oficial.

 

Para o administrador de Banco de Dados do Itec, Emerson Martins, além da rapidez, a ação integrada também vai reforçar a proteção de informações.

 

“Nosso principal objetivo é fornecer a melhor estrutura tecnológica, garantindo o sigilo e o perfeito acesso das informações, possibilitando que o dado seja entregue em tempo rápido e oportuno para que a tomada de decisão seja efetiva, principalmente no que se refere aos sistemas de Segurança Pública e também de entrega à sociedade”, enfatizou.

 

Também participaram da reunião o chefe do IML de Maceió, Felipe Porciúncula; os chefes de Sistema e Suporte e do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas da SSP, sargentos Katiano Silva e Ulisses Vasconcelos, respectivamente; os analistas de sistemas do Itec Genilson Silva e Gil Rafael Rebelo; além dos demais representantes dos órgãos.