SAÚDE

Fapeal promove palestra preparatória sobre doação de sangue e medula óssea

Por Tárcila Cabral Publicado em 27/03/2025 às 10:35
Camila Cansanção, do Hemoal (de branco), e Lílian Aguiar, da Gerência de Valorização de Pessoas da Fapeal durante palestra Ascom Fapeal

Os colaboradores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) participaram, na quarta (26), de uma palestra instrutiva acerca da doação de sangue e de medula óssea, ministrada pela assistente social do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Camila Cansanção.

 

 

A ação faz parte da preparação para o evento de doação de sangue e cadastro de doadores de medula, que ocorrerá na sede da Fapeal, no dia 8 de abril.

 

A ocasião foi organizada pela Gerência Executiva de Valorização de Pessoas (GEVP) da Fapeal em parceria com o Hemoal, com o objetivo de conscientizar e mobilizar os servidores sobre a importância desse gesto solidário. Segundo a gerente da Gerência Executiva, Lília Aguiar, a palestra foi essencial para desmistificar dúvidas e incentivar os colaboradores a participarem ativamente da campanha. “Ainda existem muitos mitos sobre a doação de sangue, e esse momento foi fundamental para esclarecer essas questões. A ideia é atrair, mobilizar e chamar o pessoal para essa corrente do bem”, destacou Lília Aguiar.



 


Durante a apresentação, Camila Cansanção abordou temas como a composição do sangue, quem pode doar, os benefícios da doação e as principais unidades de coleta do Hemoal em Alagoas.

 


“Nosso intuito é trazer informações precisas sobre a doação voluntária de sangue e ressaltar que esse gesto pode salvar até quatro vidas. Muitas pessoas acreditam em informações erradas que circulam na internet, como a ideia de que doar sangue pode trazer riscos à saúde do doador. O maior benefício é a satisfação de ajudar o próximo e contribuir para a manutenção dos estoques de sangue”, explicou a servidora do Hemoal.

 


A assistente social também detalhou o fluxo da doação, desde o cadastro do doador até a triagem clínica e a coleta. Além disso, foram abordados os critérios para doação, como idade mínima de 16 anos, peso acima de 50 kg e boa condição de saúde.

 


Camila Cansanção também reforçou a importância de evitar alimentos gordurosos antes da doação, manter-se hidratado e respeitar os intervalos recomendados entre as doações.





Sensibilização para doação de sangue


 

A iniciativa contou com o apoio dos colaboradores da Fapeal que tiraram suas dúvidas e já se mobilizaram para participar da ação de doação a ser realizada no dia 8 de abril. A campanha será feita na sede da Fundação e estará aberta ao público externo que desejar participar.

 

“Esperamos que esse momento de hoje tenha sensibilizado nossa equipe e que possamos contar com a adesão de muitos para essa causa tão nobre”, completou a gerente da Gerência Executiva.

A Fapeal concluiu o momento de sensibilização convidando os seus colaboradores a fazerem parte dessa corrente solidária, mas também para divulgarem o evento com os familiares e conhecidos, garantindo dessa forma uma maior adesão.

 

Para mais informações sobre a campanha, os interessados podem entrar em contato com a GEVP, através do e-mail [email protected].

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas está na Rua Melo Moraes, 354, Centro.