Ronda no Bairro acolhe morador em situação de rua após surto e agressão

A Equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro realizava busca ativa, no bairro de Jaraguá, na quarta-feira (26), quando foi acionada por servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), depois de funcionários públicos terem sido agredidos por uma senhora em situação de rua, natural de Sergipe. O Ronda é uma das superintendências da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).
"No domingo, essa senhora fugiu de uma unidade de acolhimento para pessoas com problemas com álcool e outras substâncias psicoativas tendo, inclusive, sofrido uma recaída do uso delas. Diante dos fatos, acionamos o operacional do Ronda no Bairro, ao mesmo tempo que fomos informados de que o 190 também tinha sido posto em ação, porém a senhora não se encontrava mais no local informado", destacou a coordenadora do Social, Pollyana Cavalcante.
Após buscas frustradas e início da desmobilização em torno da ocorrência, e já realizando nova busca ativa, agora no Jacintinho, o Social foi acionado mais uma vez, informando que a mulher havia retornado para a Sesau, novamente agressiva e ameaçando os servidores.
"Encontramos uma paciente muito agressiva e agitada. O coordenador da unidade de acolhimento, de onde ela fugiu, afirmou que a senhora nunca havia passado por avaliação de profissionais de saúde mental", informou.
"Diante dos dados colhidos e observados, contamos com total compreensão do comandante do Corpo de Bombeiros e apoio do operacional do Ronda, conseguimos nos aproximar da vítima, proceder com a escuta qualificada, dando sequência com o trabalho para o acolhimento dela e encaminhamento para o Hospital Escola Portugal Ramalho, onde receberá os cuidados necessários, o que aconteceu logo em seguida", finalizou a coordenadora do Social do Ronda no Bairro.