Encontro Estudantil da Rede Pública de Alagoas promove protagonismo juvenil e apresenta diversidade de talentos
A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) realiza, esta semana, a sétima edição do Encontro Estudantil da Rede Pública Estadual, um dos maiores eventos educacionais do estado. Com foco no incentivo ao protagonismo juvenil, o Encontro reúne estudantes, educadores e comunidade e celebra a criatividade, o talento e o conhecimento dos jovens, fortalecendo a integração e o reconhecimento de suas capacidades em diversas áreas.
O evento, que acontece ao longo do dia, será marcado por uma intensa programação de atividades: Olimpíada de História de Alagoas (OLHAL); Mostra de Audiovisual, Mostra Alagoana de Astronomia, Festival de Inovação e Criatividade (FIC), Festivais de Dança, Teatro e Música; Mostra de Artes Plásticas; Encontro dos Grêmios (EGREAL);Mostra de Programação e Robótica; Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI);Arena da Cultura Empreendedora; Professor Mentor; Mostra de Fotografia; Sarau Estudantil (SAEREAL) e Prêmios Edvaldo Albuquerque ; Cenira Angélica e Prêmio Personalidades Negras e Indígenas. Todas as atividades acontecem simultaneamente em diversos espaços do Cepa – estaduais Moreira e Silva, Princesa Isabel, Ginásio do CDR, Cecite e 13ª Gerência Especial de Educação – nos dois horários.
Projetos
Alunas da Escola Estadual Lions Clube, de Arapiraca, as estudantes Jarlana e Fernanda, elogiaram a iniciativa. “Estou participando pela primeira vez e a minha impressão é a melhor possível”, comenta Jarlana. “Eu sou artista, faço várias telas e desenhos e é legal ter um espaço como este para apresentar’’ complementa Fernanda, que expôs seus trabalhos na Mostra de Artes Plásticas e Desenho.
Outro destaque do primeiro dia foi a Mostra Alagoana de Astronomia. “Na Mostra, o objetivo é apresentar trabalhos que foram desenvolvidos pelos alunos sob a orientação de professores e que visem o protagonismo de uma pesquisa científica”, revela o coordenador da Mostra, professor Adriano Aubert, coordenador do Observatório Astronômico Genival Leite Lima.
Dentre as escolas expositoras da Mostra de Astronomia estava a Rodriguez de Melo, de Maceió. Por meio do clube de astronomia Scorpius e o projeto “Desvendando o Céu da Lagoa”, coordenado pelo professor Emanuel Cunha, a escola já foi destaque no programa de bolsas de iniciação científica Pibic Jr e premiada na edição 2024 da Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica, evento promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Ana Beatriz dos Santos Silva, uma das estudantes expositoras, traz detalhes sobre o projeto. “Nós fazemos astronomia com materiais de baixo custo em escolas e praças. O nosso projeto abrange não só a astronomia, mas também a astrofísica”, informa a estudante.