Nave russa Progress MS-29 acopla-se com sucesso à Estação Espacial Internacional
A nave espacial de carga Progress MS-29, da corporação russa Roscosmos, acoplou-se neste sábado (23) com sucesso ao módulo Poisk da Estação Espacial Internacional (EEI). O evento foi transmitido ao vivo no site da agência.
A Progress MS-29 foi lançada ao espaço no dia 21 de novembro, com o auxílio de um foguete Soyuz-2.1a, a partir do centro espacial russo de Baikonur.
A nave de carga de Roscosmos levou à EEI mais de 2,4 mil quilos de diferentes cargas, incluindo alimentos, combustível para a plataforma orbital, além de quase meia tonelada de água potável e equipamentos.
A missão de reabastecimento trouxe também para a estação espacial equipamentos e materiais para experimentos de pesquisa que estudam o sistema digestivo, o cultivo de cristais e a impressão 3D, entre outros.
Atualmente, na estação orbital, permanecem os russos Aleksei Ovchinin, Ivan Vágner e Aleksandr Gorbunov, além dos americanos Donald Pettit, Nick Hague, Barry Wilmore e Sunita Williams.
Voos turísticos
A partir de 2025, empresas russas vão oferecer voos espaciais comerciais à EEI a bordo da espaçonave Soyuz. A inauguração do serviço deve ocorrer a partir do terceiro trimestre no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
O tempo de viagem até a estação é de cerca de três horas, e o tempo de permanência será de dez dias. Cada espaçonave permite o transporte de três passageiros: dois turistas e um cosmonauta profissional.