Fapeal e universidades participam de evento sobre relações entre Brasil e China
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal) e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) concederam apoio institucional à realização do “Seminário Relações Brasil-China”, que ocorreu na manhã de terça (3/), no bairro do Farol, em Maceió. O evento consistiu em palestra do ministro Conselheiro Jia Chen, profissional diplomata cuja função é assessorar o embaixador da China no Brasil por um período de cinco anos. Na oportunidade, o vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, também participou dos debates.
A ocasião contou com a presença de gestores, professores e estudantes universitários, sindicatos, movimentos sociais, órgãos do executivo estadual e do poder legislativos de Alagoas e de partidos políticos. Em pauta, a perspectiva de firmar relações para colaboração entre os dois países, especialmente através de possíveis intercâmbios voltados à educação, cultura, ciência, tecnologia e inovação.
O diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, compôs a mesa de autoridades presentes e declarou que o congresso é relevante para tratar sobre as relações entre os estados.
“Esse é um evento muito importante para a gente pensar novas relações das nossas instituições de Alagoas com a China. Eu tive oportunidade de estar lá, em junho, por 30 dias. Participei de 12 palestras e 15 visitas técnicas, ali na região perto do Taiwan. E dá para ver a revolução que a China está fazendo neste momento, em ciência, tecnologia e inovação”, declarou o gestor.
O reitor da Uneal, professor Odilon Máximo, sugeriu ações bilaterais parar gerar mais oportunidades de aprendizado da língua mandarim para os universitários de Alagoas.
“Para que a gente possa enviar os nossos alunos da Uneal, e essas coisas nos aproximam. Acho que a gente pode ter muitos movimentos de intercâmbios. Estamos aqui à disposição, as universidades de Alagoas, para fazer essas parcerias e aproximações”, disse, saudando os estudantes presentes.
Além de Fapeal e Uneal, o evento contou também com o apoio e institucional e a presença da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), atuando como debatedora, na pessoa do professor Reinaldo Rubem, da Faculdade de Economia (Feac) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que entregou ao diplomata um protocolo de intenções, pelas mãos da pró-reitora de desenvolvimento institucional, professora Carolina Mendonça.
O momento ocorreu no novo Centro Cultural do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) e foi organizado pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros, a partir de iniciativa da embaixada da China no Brasil. A China avalia que Alagoas é um dos estados do Brasil cujas relações internacionais predominantes se fazem com os Estados Unidos da América.