PM-AL forma 49 agentes de segurança no Curso de Operações de Inteligência
"Antes de tudo, Inteligência." Mais do que um princípio, essa frase orienta a doutrina e guia os concluintes da 5ª edição do Curso de Operações de Inteligência (COI), promovido pela Polícia Militar de Alagoas (PM-AL). A formatura do COI V ocorreu na manhã desta segunda-feira (02), no Auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM). O evento foi presidido pelo secretário de Segurança Pública (SSP), Flávio Saraiva, e contou com a presença do comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim.
Entre os 49 concluintes, estão 30 oficiais da PM-AL, dois integrantes da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), dois agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dois integrantes do Grupo de Atuação Especial em Sonegação Fiscal (GAESF) do Ministério Público Estadual, um membro da Força-tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado do Estado de Alagoas (FICCO/AL), dois do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) e quatro policiais civis (PC-AL). Também participaram representantes de polícias militares de outros estados da Federação: três da PM do Piauí (PMPI), dois da Bahia (PMBA) e um do Ceará (PMCE).
Em sua fala, o secretário de Segurança enalteceu o empenho dos responsáveis pelo sucesso do curso, bem como a excelência da turma, comprovada, inclusive, pelas médias finais: "Observamos que décimos decidiram o primeiro, segundo e terceiro colocados, o que demonstra o elevado nível da turma e a excelente compreensão dos ensinamentos oferecidos. Acredito que, ao fazer um curso de inteligência, abrimos uma janela de oportunidades. Falo isso com propriedade, pois sou o primeiro analista de inteligência da Polícia Civil. Esse curso transformou minha vida, tanto como policial quanto, especialmente, como delegado na condução de equipes de policiais.
O comandante-geral também parabenizou os responsáveis pelo curso: "Parabéns à DEIP e à APMSAM pela realização de mais um importante curso para a Corporação, e parabéns aos concluintes. Que o conhecimento adquirido seja utilizado para aprimorar o atendimento à sociedade e contribuir para o engrandecimento de suas respectivas instituições. Hoje, temos uma Segurança Pública fundamentada na integração, e estamos no caminho certo. Este curso é mais uma prova disso." O coronel Paulo Amorim ainda destacou que, em pouco mais de dois anos e meio de sua gestão, foram realizados 153 cursos. "Investir em conhecimento em todas as áreas da Corporação resulta em maior eficiência e em uma resposta mais eficaz à sociedade alagoana", concluiu.
Homenagens
Além das homenagens aos instrutores e apoiadores do 5º COI, a cerimônia contou com o tradicional rito de continência ao veterano, no qual o coronel da Reserva Remunerada Marcelo da Rocha Nogueira foi recebido com honras militares.
Um momento particularmente emocionante foi a homenagem póstuma aos sargentos José Ailton Ramos de Oliveira e Braulino Santos Santana. Familiares dos dois militares, que faleceram no dia 10 de novembro deste ano, receberam uma honraria em reconhecimento ao serviço que ambos prestaram como eternos “soldados do silêncio” — termo utilizado para designar aqueles que atuam na área de Inteligência.
5ª edição do COI
Ao longo de duas semanas com intensas atividades teóricas e práticas, o Curso de Operações de Inteligência capacitou Policiais Militares do Estado de Alagoas e de outras corporações, bem como profissionais de outras instituições de Segurança Pública da federação que atuam na área de Inteligência. A grade curricular contemplou ações e técnicas previstas na Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública (DNISP).
Além de contar com a presença do secretário-executivo de Políticas Públicas da SSP, coronel Patrick Madeiro, de outros oficiais da PM e de familiares presentes no auditório, a mesa de honra da solenidade foi composta pelo subcomandante-geral da PM, coronel Neyvaldo Amorim, pelo delegado-geral da Polícia Civil, delegado Gustavo Xavier, pelo comandante de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), coronel Maciel Pantaleão, e pelos tenentes-coronéis Mário Xavier e Thiago Duarte, comandante da APMSAM e diretor de Inteligência da PM, respectivamente. Completando a mesa diretiva, esteve presente o Secretário Executivo de Gestão Penitenciária da Seris, Carlos Voss.