Sesau inicia capacitação para municípios sobre o processo da regulação ambulatorial
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou, nesta segunda-feira (2), uma série de capacitações aos municípios alagoanos sobre o processo de regulação para consultas e exames ambulatoriais, por meio do Sistema de Regulação (Sisreg). A qualificação, que busca proporcionar maior celeridade para a população na realização dos procedimentos, ocorreu na Sala de Situação da pasta, situada no bairro Jaraguá, em Maceió.
Os técnicos do controle e avaliação, bem como, os operadores municipais do Sisreg de Japaratinga, foram os primeiros a receberem a qualificação ministrada pela Sesau, mas a pasta planeja levar para todos os municípios no decorrer de 2025. O objetivo é alinhar a forma de trabalho realizada nas cidades, com o intuito de que a assistência aos pacientes seja otimizada e oferecida com mais efetividade.
A enfermeira da Gerência de Regulação da Sesau, Laudicea Vieira, destacou a importância da capacitação para agilizar o atendimento da população. “É uma iniciativa importante, pois aproxima o Estado dos municípios com relação à regulação, para que ela seja de qualidade e equânime, como os princípios do SUS [Sistema Único de Saúde] nos direcionam”, ressaltou.
Por sua vez, o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, reafirmou o compromisso da pasta de atuar em conjunto com os municípios para fortalecer os serviços oferecidos. “Ter profissionais capacitados faz toda a diferença no serviço público. Por isso, temos investido na qualificação, sempre em conjunto com os municípios, para levar mais celeridade para os atendimentos”, disse.
Vale lembrar que os sistemas de regulação são utilizados pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) para a regulação do acesso aos procedimentos ambulatoriais, no âmbito da gestão. Portanto, ele organiza o acesso a consultas especializadas após o paciente buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município onde reside.