AMA anuncia número recorde de participantes em congresso que começa nesta terça.
Com abertura confirmada para esta terça-feira, 03 de dezembro, o Congresso dos Municípios Alagoanos “ Inovação, Transparência e Sustentabilidade – Caminhos para uma Gestão de Excelência”, terá 80 palestras e cursos distribuídos em 16 eixos técnicos. Serão três dias de conhecimento para 2.500 pessoas. O presidente eleito do Tribunal de Contas da União, ministro Vital do Rego, fará a conferência magna com o tema “Avanços do TCU em auditorias e soluções para desafios climáticos.
Os eixos tradicionais como educação, saúde e assistência social vão abordar, nos três dias de evento, os avanços e desafios dos atuais sistemas. Já no primeiro dia a tarde, Unicef e Ministério Público Estadual tratam da educação e o enfrentamento a violência contra crianças e adolescentes, bem como a construção de protocolos para execução de ações planejadas. Para discutir os avanços ,desafios e a PEC do Suas, o congresso trará a presidente do Coegemas, Penélope Andrade. Uma oficina sobre emendas constitucionais e debate sobre saúde ocular no Sus, conclui o eixo saúde no dia 3. Nos demais dias assuntos de grande relevância também serão tratados pelos especialistas.
Também estão programados um grande encontro com os prefeitos e prefeitas eleitos para o mandato 2025/2028, com a participação do TCU, MPE, OAB, CGU para orientação sobre como ter uma administração de excelência. A assessora especial da SRI da presidência da República, Elisa Cristina Pellegrini vai apresentar como o governo federal voltou a fortalecer os municípios através de parcerias estratégicas.
A sala Ipioca irá reunir 500 técnicos para palestras sobre a vida real nas licitações, aplicação da inteligência artificial e contratos administrativos, no primeiro dia deste eixo que terá continuidade nos dias seguintes.
Temas como controle interno e captação de recursos trarão para o Congresso resoluções normativas, papel estratégico nas fiscalizações e emendas parlamentares, bem como a equipe técnica do ministério da Gestão e Inovação.
Além dos eixos pilares da gestão pública, o Congresso terá palestras e oficinas nas áreas de cultura, contabilidade aplicada, previdência, agricultura, comunicação, turismo, arrecadação e gestão de tributos, cidades inteligentes, meio ambiente e sustentabilidade.
As secretárias estaduais, Bárbara Braga , Paula Dantas e o secretário Hugo Leahy também serão palestrantes nas áreas de atuação. Representando o ministro do Turismo, Celso Sabino, a coordenadora de produção associada do departamento de ordenamento ,inteligência e desenvolvimento do Mtur, Ana Oliveira Modesto virá de Brasília para apresentar a nova Lei Geral do Turismo.
Segundo o presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley, o congresso é a maior escola gratuita para gestores e servidores municipais dentro da perspectiva do conhecimento para caminhos que promovam gestões cada vez mais excelentes.
O Congresso dos Municípios Alagoanos conta com o importante apoio e patrocínio de diversas instituições e empresas que acreditam na força do municipalismo e na construção de uma gestão pública cada vez mais eficiente e sustentável. Entre os patrocinadores estão: Banco do Brasil, BLL, BNC, Caixa, Coesa, Conisul, Desk Móveis, Editora Futura, Êxito, Fonte de Preços, GetConnect, Governo de Alagoas, Governo Federal, IBR, Igeduc, Igespe, Igov, Imap, L2D, Licita Net, Modificar, Nexsolar, Pautar Licitações, Portal de Compras, Pregoeiro Summit, Sebrae, Star Gov, TCE/Escola de Governo, Terzo, Wap e Yantec. Além disso, o evento conta com o apoio essencial das empresas Acione, Amaru e Capemisa.2