Alagoas

Corpo de Bombeiros resgata motociclista após queda em ribanceira

Publicado em 02/12/2024 às 12:11
Após o resgate, a vítima recebeu o atendimento pré-hospitalar Ascom CBMAL
Alessandra Lima* / Ascom CBMAL

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) resgatou, na manhã desta segunda-feira (20), um homem de 53 anos que caiu em uma ribanceira no povoado Vieira, zona rural do município de Capela. A vítima estava em uma motocicleta no momento do acidente.

 

De acordo com informações preliminares, o acidente ocorreu enquanto o homem trafegava em um trecho da rodovia dos Vales. Ele teria perdido o controle do veículo e caído em uma ribanceira de aproximadamente 8 metros de altura.

 

A guarnição de salvamento, composta por oito bombeiros militares, foi acionada e, ao chegar ao local, realizou o resgate. A equipe constatou que a vítima apresentava uma fratura fechada no fêmur, além de dores na coluna torácica e no tórax.

 

Após o resgate, a vítima recebeu o atendimento pré-hospitalar e, com o apoio de uma Unidade de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi encaminhada ao Hospital Geral do Estado (HGE) para receber atendimento médico especializado.

 

O que fazer em casos de acidentes?

 

O CBMAL ressalta que para evitar acidentes com motocicletas, é importante ter atenção, respeitar as regras de trânsito e manter o veículo em ordem, realizando manutenções periódicas e utilizando os equipamentos de proteção, como o capacete.

 

Em casos como esse, é importante se manter calmo e agir com cautela. Primeiro, ligue para o Corpo de Bombeiros através do número 193. Durante a ligação, informe a localização, ponto de referência e explique que houve um acidente, informando a quantidade de vítimas e se estão conscientes ou reclamando de dores.

 

Lembre-se que não é indicado mover a vítima, pois movimentá-la sem o devido conhecimento técnico e preparação pode agravar ainda mais possíveis lesões ou fraturas. Sendo assim, a vítima só pode ser movida caso haja um risco iminente contra a vida, como fogo ou desabamento. Por último, tente conversar de forma tranquila com a vítima para mantê-la consciente enquanto aguarda a chegada do atendimento especializado.


*Estagiária sob supervisão.