EDUCAÇÃO

Paulo Dantas anuncia em Arapiraca concurso para professores da Uneal no início de 2025

Por Fábia Assumpção / Agência Alagoas Publicado em 28/11/2024 às 16:20
Até a próxima semana será divulgada a lista dos 100 alunos selecionados para a edição do Programa Daqui para o Mundo Edvan Ferreira / Agência Estado

O governador Paulo Dantas anunciou na tarde desta quinta-feira (28) que vai lançar, no inicio de 2025, o edital do concurso público  para professores da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). "Dentro de 60 dias deveremos lançar esse edital tão esperado do concurso para professores da Uneal", assegurou o governador.

 

O anúncio foi feito durante encontro com 120 estudantes e  25 gestores  de 12 escolas da cidade de Arapiraca, que integram a 5ª Gerência Especial de Educação.

Paulo Dantas anunciou ainda que vai encaminhar um projeto de lei à Assembleia Legislativa para um novo rateio de recursos para os profissionais de Educação, assim como ocorreu  com os recursos do Fundef em 2024. "Ainda não fechamos o valor desse rateio, mas até a próxima semana esses cálculos deverão concluídos ", adiantou o governador.

Para os estudantes, a boa notícia é que até a próxima semana deverá ser divulgada a lista dos 100 alunos selecionados para a próxima edição do Programa Daqui para o Mundo. "Levamos esse ano 50 alunos para o intercambio no exterior. No próximo ano, levaremos 100 alunos, e até o final da minha gestão, deveremos selecionar 200 alunos para esse programa muito importante do nosso Governo", assegurou o governador.

 

Foi o primeiro encontro de Paulo Dantas com estudantes gremistas no interior do estado, e o sétimo realizado com os grêmios. Em Maceió, mais de 150 estudantes gremistas de 30  escolas já se reuniram com o governador.

O objetivo é promover uma aproximação cada vez maior com a comunidade escolar, debatendo projetos, programas e ações que visam a melhoria do processo de ensino e aprendizagem na rede estadual de ensino. A iniciativa inovadora nasceu com o Programa Jovem Ouvidor, lançado em julho deste ano, permitindo aos alunos da rede estadual enviarem suas sugestões para melhorar o ambiente escolar.

O governador Paulo Dantas pretende receber, até  o fim sua gestão, alunos gremistas das 312 unidades estaduais dos 102 municípios alagoanos. "Já atendemos alunos de 32 escolas e 78% das demandas apresentadas pelos representantes gremistas já foram atendidas, 2% estão em análises e cerca de 10% foram consideradas inviáveis de serem atendidas ", observou o governador.

"Eu acredito muito na educação, na cultura, na ciência, na inovação e na tecnologia, e essa  proximidade é fundamental para que as coisas aconteçam da melhor maneira. Porque, de fato, vocês que estão na ponta conhecem com mais profundidade a situação da comunidade escolar do que a própria secretária de Educação e o  seu governador", disse. 

Segundo a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, Paulo Dantas é um dos governadores que mais investem em educação no país. "No Governo Paulo Dantas vão ser construídas 57 novas escolas. É um avanço que nunca tivemos em anos, a exemplo da construção três universidades estaduais. Estamos construindo 200 creches e entregamos 63. Já atualizamos o Plano de Cargos e Salários (PCC-S) duas vezes, e o governador vai ficar marcado na história através da educação, assim como em outros campos", destacou Roseane.

Durante o encontro, os representantes de cada escola puderam apresentar suas reivindicações, como a construção de auditórios, reforma de quadras esportivas, melhoria da infraestrutura hidráulica e elétrica das escolas, entre outras. Os estudantes agradeceram e elogiaram a iniciativa do governador Paulo Dantas de ouvir às necessidades das escolas.

 

Participaram do encontro em Arapiraca alunos e gestores das Escolas Estadual Artur Ramos, Padre Jefferson de Carvalho, Professora Antônia Izaura de Lisboa (EPIAL), Colégio da Polícia Militar Tiradentes (Unidade Agreste), Manoel André, Professor Pedro de França Reis, Costa Rêgo, Senador Rui Palmeira, Manoel Lúcio da Silva, Lions Clube, Professor José Quintela Cavalcanti e  Professor José Moacir Tenório.