Site da Segurança Pública passa a contar com aplicativo que traduz textos para Libras
Com objetivo de garantir o direito de acesso à informação para toda população, a Secretaria de Estado da Segurança Pública implantou a plataforma de tradução de textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), Hand Talk, em seu site oficial. O novo serviço é uma parceria com a Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti-AL) e o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas (Itec-AL).
A partir de agora a plataforma passará a traduzir o conteúdo do site da SSP. Para utilizar a ferramenta é necessário clicar no ícone acessibilidade, que está disponível no lado direito do canto da tela. Após o acionamento, o intérprete virtual Hugo faz a tradução.
A ideia da implantação surgiu com objetivo de aumentar as chances do Disque-Denúncia em receber informações que possam ajudar nas investigações de crimes, garantido mais esse direito para toda a população. O avanço tecnológico e inclusivo foi comemorado pelo chefe do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas da SSP, sargento Ulisses Vasconcelos.
“Cada implementação tecnológica que fazemos é sempre motivo de satisfação, em saber que tal ação impacta a sociedade como um todo. Habilitar funcionalidades que garantem inclusão e acessibilidade, permitindo que pessoas com diferentes necessidades acessem o conteúdo de forma eficiente, a satisfação é muito maior. Isso melhora a experiência do usuário e aumenta o engajamento. Além disso, atende a requisitos legais, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI)”, afirmou o militar.
O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, também reforçou a importância do aplicativo no acesso à informação. Ele ainda enalteceu que as pessoas com deficiência também podem contar com a ferramenta para colaborar com a forças de segurança através do Disque-denúncia.
“É um grande avanço que damos no processo de inclusão. A informação deve estar disponível para todos e nós ficamos felizes pela parceria que possibilita a divulgação dos conteúdos produzidos pelas nossas equipes. Além disso, ampliamos a captação de apoio em prol do combate à criminalidade, já que agora as pessoas com deficiência ganham mais um artifício para poder colaborar com o trabalho policial. Todos saem ganhando”, declarou Flávio.
Libras
Segunda língua oficial do Brasil, a Libras é uma língua visual-motora, que utiliza gestos, expressões faciais e corporais para se comunicar. Regulamentada oficialmente no país em 2002, possui estrutura gramatical própria, alfabeto manual e sintaxe e semântica bem definidas
A língua gestual é utilizada principalmente por pessoas surdas e com deficiência auditiva. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 5% da população nacional é surda, o que representa mais de 10 milhões de pessoas. A Língua Brasileira de Sinais possibilita uma comunicação eficaz, permitindo atividades inclusivas como estudo e trabalho.