Mostra de Cinema Infantil do Circuito Penedo leva alegria e cultura para os estudantes
O Centro de Convenções Zeca Peixoto foi palco, na última terça-feira (26), de momentos de cultura e aprendizado, proporcionados pelo primeiro dia da 14ª Mostra de Cinema Infantil. Durante a atividade, que faz parte da programação do 14º Circuito Penedo de Cinema, foram exibidos curtas-metragens para estudantes de escolas públicas, que abordaram temáticas sociais e ambientais, tais como inclusão, respeito à diversidade e preservação da natureza.
Reunindo estudantes e professores, a Mostra continuará nos dias 27 e 28 de novembro, levando conhecimento e cultura a diversas escolas da região. Segundo a professora Joseane do Espírito Santo, que realizou a curadoria da mostra junto à professora Camilla Porto e do jornalista Devyd Santos, a principal proposta é abordar diversos temas educativos de maneira divertida e interativa.
“Os filmes selecionados foram aqueles que têm diálogos com discussões atuais, mas também que trouxessem uma interação bacana com as crianças. Eles retratam situações típicas de crianças, como brincar de gude e brincar de bola, mas também sobre lidar com emoções negativas, sobre bullying e também sobre o meio ambiente. Foi algo bem completo”, destacou Joseane, que também atua na Cia. Flor do Sertão, companhia de palhaços que participa da mostra com canções e brincadeiras.
Entre os curtas-metragens exibidos, estiveram Agosto dos Ventos, que narra festas folclóricas a partir do ponto de vista de um menino; A Menina Corina, que trata de laços maternos e sentimentos conflitantes ao longo de toda a vida, e A Bola, produzido e estrelado por estudantes da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, sob a supervisão da professora Brenda Maia.
Estudantes da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto assistiram atentos ao curta-metragem ‘A Bola’, produzido e estrelado por eles. Para a professora, participar ativamente de produções artísticas e apreciar momentos como a Mostra de Cinema Infantil, desperta desde cedo o interesse por expressões artísticas e culturais. A educadora disse ainda que atividades como essa oferecem aos estudantes novos meios de adquirir conhecimento sobre os mais diversos assuntos de maneira divertida.
“Eu estudei a arte da dança através de um projeto social na periferia, isso me deu vontade de estudar dança e hoje estou aqui como professora. É isso que eu busco para eles e o que o circuito pode proporcionar. É uma possibilidade de ver o mundo de formas diferentes”, afirmou Brenda.
Ao fim das sessões, a aluna Kauanny Stefhany comentou a respeito do quão feliz estava por fazer parte deste momento. “Eu acho que a arte não é só aquilo que é passado, mas é algo que é vivido, e assistir a vida expressada pela arte é algo muito bonito. Eu queria que todas as escolas tivessem a oportunidade de trazer alunos para algo assim, porque foi lindo e muito legal poder fazer parte disso”, concluiu a estudante.
Sobre o Circuito
O Circuito Penedo de Cinema será realizado até o domingo, dia 1º, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).
Além disso, tem patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae, do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), do governo federal por meio do Banco do Nordeste e Lei de Incentivo à Cultura e apoio da Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).