Alagoas

Ciclo de palestras mobiliza rede de atendimento à Mulher em Arapiraca

Publicado em 27/11/2024 às 16:33
Evento aconteceu no auditório da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Arapiraca Paula Berle / SSP
Paula Berle / Ascom SSP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) e a Prefeitura de Arapiraca realizaram, nesta quarta-feira (27), o ciclo de palestras “Todos Juntos Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, voltado para a capacitação da rede de atendimento à mulher no Agreste. O evento aconteceu no auditório da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Arapiraca. 

 

Organizado pela Chefia de Políticas de Segurança à Mulher da SSP e pela Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher de Arapiraca, a manhã de diálogos contou com o apoio do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). 

 

Em sua palestra, a chefe de Políticas de Segurança à Mulher da SSP, coronel BM Camila Paiva, abordou as raízes da violência contra a mulher e suas consequências. Já a coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher da Polícia Civil, delegada Ana Luiza Nogueira, destacou a importância da denúncia no enfrentamento à violência doméstica e familiar. 

 

O evento também contou com falas da coordenadora da Casa da Mulher Alagoana, advogada Paula Simony; e da superintendente de Políticas para a Mulher, psicóloga Glauce Kelly, que trouxeram reflexões sobre a importância da integração entre os órgãos da rede de apoio.

 

Para a coronel Camila Paiva, a articulação entre estado e municípios é essencial para garantir um atendimento qualificado às mulheres em situação de violência. “É fundamental que tenhamos uma rede integrada e capacitada para prestar um serviço de excelência, garantindo acolhimento e dignidade àquelas que buscam superar o ciclo de violência”, afirmou.



 

A delegada Ana Luiza reforçou a importância de oferecer uma capacitação contínua aos profissionais que atuam na rede. 

 

“Sabemos que ainda há uma subnotificação muito forte nas estatísticas de violência contra a mulher, pois muitas vítimas têm medo de denunciar. Nosso objetivo em eventos como este é estimular a denúncia e informar sobre os caminhos necessários e onde a mulher pode encontrar um atendimento humanizado dentro da rede de apoio”, explicou a delegada.

 

Entre os presentes estavam a secretária municipal de Políticas para a Mulher de Arapiraca, Thaise Barbosa Wanderley; o secretário municipal de Defesa Social, coronel Enio Bolivar; a juíza Especial Criminal e de Violência Doméstica de Arapiraca, Dra. Eliane Acioly Machado; a representante da Patrulha Maria da Penha em Arapiraca, capitã Priscila Cavalcante Rodrigues Figueiredo; e a presidente da Comissão da Mulher Advogada, advogada Vânia Telix.