SAÚDE

Sesau realiza a VIII Mostra Estadual da Política Nacional de Humanização

Por José Arnaldo / Ascom Sesau Publicado em 27/11/2024 às 15:19
A VIII Mostra Estadual da Política Nacional de Humanização promovida pela Sesau ocorreu nesta quarta-feira (27), no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió José Arnaldo / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Setor de Humanização em Saúde (SHS), da Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde (GDES), realizou, nesta quarta-feira (27), a VIII Mostra Estadual da Política Nacional de Humanização. O objetivo é promover e fomentar as práticas da Política Nacional de Humanização (PNH) na rede pública de Saúde em Alagoas.

Contando com 14 projetos desenvolvidos em unidades e serviços de saúde das redes públicas estadual e municipais de saúde em Alagoas, selecionados por meio de edital, a mostra visou reconhecer e compartilhar as experiências exitosas. Essas experiências foram produzidas em sintonia com os princípios da PNH, que contribuem para um Sistema Único de Saúde (SUS) mais humanizado e eficiente.

“Este evento é uma oportunidade fundamental para evidenciarmos as práticas que transformam o SUS. A mostra é, também, um espaço de troca e aprendizado, onde compartilhamos experiências que ajudam a consolidar um modelo de cuidado mais humano e acolhedor. Nós tivemos mais de 30 trabalhos inscritos e selecionamos 14 para serem apresentados a toda comunidade, que poderão conhecer cada um deles e usar como inspiração para aplicação em suas unidades”, explica a supervisora de Humanização em Saúde, Emilly Vieira.

Realizado no auditório do Hospital do Coração Alagoano, a mostra contou com a participação de usuários, estudantes, professores, profissionais e gestores da saúde, que puderam votar nos projetos, que foram premiados com troféu de 1°, 2° e 3° lugar. Os trabalhos também foram avaliados pela Câmara Técnica de Humanização (CTH) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS/AL).

Em 1° lugar ficou o projeto “Café com Produção”, da Unidade de Referência em Saúde João Paulo II, da cidade de Maceió. Em 2° lugar, o projeto “Anjos da Alegria”, da cidade de Santana do Ipanema. Já em 3° ficou o projeto “Relato de Experiência: rodas de conversa estratégicas nas equipes administrativas e a implementação da PNH, no Hospital do Coração Alagoano”.

A VIII Mostra Estadual da Política Nacional de Humanização (PNH) contou com o apoio da Câmara Técnica de Humanização do Estado de Alagoas (CTH), da Superintendência de Valorização de Pessoas (SUPVP), da Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde (GDES), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), dos Hospitais Metropolitano de Alagoas (HMA), do Coração (HC), do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e das representantes Mary Kay, Patrícia e Diana.