Alagoas vai assinar Pacto Federativo para o Atendimento de Pacientes com Câncer
Alagoas vai assinar o primeiro Pacto Federativo para o Atendimento de Pacientes com Câncer proposto pelo Ministério da Saúde. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27), pelo secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, após cumprir agenda oficial no Ministério da Saúde, em Brasília.
O Pacto Federativo para o Atendimento de Pacientes com Câncer proposto pelo Ministério da Saúde representa mais um avanço para a saúde pública de Alagoas. A nova estratégia, irá se somar às ações que já são implementadas pelo Programa Emergencial de Oncologia, liderado pela médica Rafaella Toledo.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, o Pacto Federativo para o Atendimento de Pacientes com Câncer reunirá quatro estados nordestinos. Além de Alagoas, irão integrar a nova estratégia assistencial os Estados de Pernambuco (PE), Sergipe (SE) e Bahia (BA), em torno do Hospital do Amor, situado no município de Lagarto (SE).
“Desde o ano passado, por determinação do governador Paulo Dantas, Alagoas está transformando, para melhor, a vida de milhares de pacientes oncológicos. E com o Pacto Federativo para o Atendimento de Pacientes com Câncer, as cidades de Alagoas, de Penedo até o Alto Sertão, vão receber atendimento dentro de um hospital construído, equipado e mantido, exclusivamente, para cuidar e curar as pessoas com câncer”, destacou o secretário de Estado da Saúde.
Gustavo Pontes de Miranda reforçou que o Pacto Federativo para o Atendimento de Pacientes com Câncer é relevante para a assistência oncológica em Alagoas. De acordo com ele, os detalhes foram acordados em reunião com o diretor da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, que foi articulada pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o qual designou para o encontro um grupo técnico de alto nível, tendo a frente o médico Mozart Sales.
Apoio do Governo Federal
O gestor da saúde estadual agradeceu todo o apoio que o Governo Federal vem dispensando a Alagoas, através da assistência irrestrita do Ministério da Saúde. Ele pontuou, inclusive, que é desejo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de estar presente na cerimônia que vai inaugurar o serviço, ao lado dos governadores dos Estados que irão assinar o primeiro Pacto Federativo para o Atendimento de Pacientes com Câncer.
“O presidente Lula e a ministra da saúde, Nísia Trindade, têm tido uma atenção muito especial com a saúde de Alagoas, disponibilizando a equipe do Ministério da Saúde para atender nossas demandas. E o Pacto Federativo é a prova de que esse olhar especial se reverte em ações concretas em prol da saúde do povo alagoano”, enfatizou Gustavo Pontes de Miranda, ao ressaltar que “a saúde de Alagoas avança a passos largos, em todas as áreas, olhando para frente e inspirada no pensamento do governador Paulo Dantas, que é ‘trabalhar por Alagoas com o coração dedicado aos que mais precisam’”.
Durante a reunião no Ministério da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda esteve acompanhado dos secretários executivos de Ações de Saúde e Gestão Interna da Sesau, respectivamente, Guilherme Lopes e Éder Correia. Do Ministério da Saúde, além do chefe de gabinete Fernando Matheus, participaram do encontro o diretor da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, médico Adriano Massuda; a diretora de Programa da Saes/MS, Suzana Ribeiro; e os assessores especiais da Presidência da República, o médico Mozart Sales e a odontóloga Regina Brizolara.