Alagoas sedia Seminário Nacional da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial
Em mais uma agenda do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) em Alagoas, Maceió recebeu o Seminário Nacional da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir). O evento, realizado nessa terça-feira (26), no auditório da Uneal, impulsionou debates e propostas que iniciaram a construção da conferência, que acontecerá em 2025.
Com o tema “22 anos de Políticas de Promoção da Igualdade Racial: de onde viemos e para onde vamos”, o seminário foi promovido pelo CNPIR e contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh).
Para a superintendente de Políticas para a Igualdade Racial da Semudh, Manuela Lourenço, este momento fortalece a articulação entre os atores envolvidos na promoção da igualdade racial e fomenta o empoderamento das comunidades negras, quilombolas, ciganas e de religiões de matriz africana. Além disso, ela explica que receber este evento ressalta o fortalecimento de Alagoas na construção da equidade. “Este é um momento histórico para Alagoas e que fortalece a promoção de debates sobre as políticas públicas e estratégias para a superação do racismo e das desigualdades raciais no nosso estado”.
O seminário nacional é um dos elementos centrais para a estruturação da quinta edição da Conapir. A conferência nacional, por sua vez, tem como objetivo construir medidas, ações, projetos e políticas públicas voltadas à erradicação do racismo e à efetivação da vida digna e equidade para a população negra, quilombola, cigana e de terreiro. Ela está convocada para os dias 25 e 29 de julho de 2025.
As discussões reuniram conselheiros nacionais, representantes do governo federal, movimentos sociais e integrantes de conselhos e de poderes públicos municipais e estaduais. Além disso, o evento contou com os ex-ministros da Igualdade Racial, Eloi Ferreira e Martvs Chagas.
Os participantes encararam um dia longo de debates e construções, que foram divididas em quatro painéis: “De onde viemos e para onde vamos”; “Democracia e Representatividade nos Poderes”; “Justiça Racial” e “Reparação”.
A secretária executiva do Ministério da Igualdade Racial, Roberta Eugênio, vê como positivo o saldo das atividades e destaca que momentos como este são imprescindíveis para efetivar ações de reparação histórica e consolidar políticas afirmativas.
“A situação na qual a população negra se encontra ainda é uma situação de profunda desigualdade. Logo, esse seminário responde ao nosso desejo de futuro, que é o desejo de um país em que a igualdade racial seja efetivamente a marca e não o nosso histórico do colonialismo e da escravização de pessoas negras”, externou a secretária executiva do MIR.
Ao dar o pontapé inicial para a realização da 5ª Conapir, o evento também iniciou a convocatória para a realização das conferências municipais e estaduais. Nessas etapas serão construídas propostas a serem levadas para a conferência nacional e indicados os representantes das unidades federativas.