Governo de Alagoas entrega 11° laboratório do OxeTech e amplia programas de fomento ao empreendedorismo inovador
A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) vai inaugurar mais um laboratório do OxeTech, desta vez na cidade de Arapiraca, sendo o 11° laboratório no Estado. Esse crescimento fomenta, ainda mais, a tecnologia como vetor de progresso e transformação socioeconômica, através de cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas CT&I.
A cerimônia de inauguração ocorrerá nesta quinta-feira (28), a partir das 11h, no FDS Coworking, Rua Olavo Bilac, 210, centro da cidade de Arapiraca. Com um investimento de cerca de R$ 2,2 milhões (R$ 200 mil por laboratório), o programa já beneficia as cidades de São Miguel dos Campos, Penedo, Murici, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Traipu, Pão de Açúcar, Maceió (com 2 laboratórios) e Batalha, com mais de 4 mil alunos certificados presencialmente e mais de 13 mil por meio da plataforma on-line (oxetech.al.gov.br), com cursos EAD.
Além dessa expansão dos laboratórios, o Governo do Estado vai ampliar os programas de fomento ao empreendedorismo inovador, com a interiorização do Programa Mentoring Team, que consiste em um time de mentores que prestam serviço para quem pretende abrir ou alavancar o seu negócio, de forma gratuita.
Com enfoque em cinco áreas de atuação e especialidades (marketing e comunicação, vendas e sucesso do cliente, administrativo financeiro, tecnologia da informação, jurídico e propriedade intelectual), o programa atua em Maceió desde 2022 com mais de 2 mil atendimentos a startups e empresas de base tecnológica e é fruto de uma parceria entre a Secti e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal).
Agora, com essa ampliação, o Mentoring Team passará a prestar atendimento presencial, de forma gratuita, para as empresas apoiadas pelo Governo de Alagoas, de forma quinzenal, na cidade de Arapiraca, com o objetivo de garantir o impulsionamento da interiorização das ações voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo inovador que estão sendo desenvolvidas no Estado.
Lançamento do aplicativo do Oxetech
Pensando sempre em melhorar os serviços para o público, a Secti implantou melhorias na plataforma do Oxetech, além de criar um aplicativo para os usuários. Com isso, o programa vai dar mais um grande passo para tornar a experiência dos usuários ainda mais prática e acessível. O aplicativo estará disponível para iOS e Android, permitindo que o usuário faça seus cursos gratuitos e explore os conteúdos diretamente do seu celular. Com essa novidade, a acessibilidade aos serviços será facilitada, trazendo mais comodidade e flexibilidade para quem busca aprender e se desenvolver de forma dinâmica.
Além disso, a plataforma web passou por uma atualização e está com um novo layout mais moderno e atrativo. A navegação passa, agora, a ser mais intuitiva, permitindo que o usuário encontre facilmente todos os recursos e possibilidades disponíveis para o seu aprendizado. Com essas melhorias, realizadas pela própria equipe da Secti, o Oxetech se reinventa para oferecer uma experiência mais envolvente e eficiente, trazendo o melhor em educação digital para Alagoas.