CLASSIFICAÇÃO

Governo de Alagoas sobe ao pódio e conquista Selo Prata em transparência pública

Por Roberta Cólen - Ascom CGE Publicado em 14/11/2024 às 12:10
Primeira vez que o Estado de Alagoas foi avaliado pelo Programa Nacional de Transparência Pública foi em 2023, quando atingiu a categoria “Elevado” Tayná Morais/Ascom CGE

Pela primeira vez, o Governo de Alagoas subiu ao pódio na avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), conquistando o Selo Prata 2024. A classificação foi divulgada nessa quarta-feira (13), por meio do Radar da Transparência Pública, que publica os resultados das análises realizadas nos órgãos públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nos âmbitos federal, estadual e municipal.


No recorte do Poder Executivo Estadual alagoano, a análise foi realizada no Portal da Transparência Graciliano Ramos, ferramenta de responsabilidade da Controladoria-Geral do Estado de Alagoas (CGE-AL), além do Portal Oficial do Governo de Alagoas, assim como sites de órgãos e entidades.

O compromisso de uma gestão transparente e a colaboração intersecretarial fizeram com que o Governo de Alagoas atingisse 79,33% no Índice de Transparência, dado divulgado pelo Radar. A classificação de quase 80% permitiu que Alagoas conquistasse o selo prata.

Para a controladora-Geral de Alagoas, Caroline Balbino, o resultado da avaliação do PNTP revela um esforço contínuo e comprometido em garantir a transparência e a qualidade das informações públicas, facilitando o acesso e promovendo a confiança da sociedade nas ações do governo.

“Atingir esse nível é um passo importante para consolidarmos Alagoas como referência nacional em transparência, e vamos continuar trabalhando para aprimorar ainda mais nossos processos, sempre em prol de um Estado mais justo, íntegro e acessível para todos os cidadãos”, disse a controladora.

Subiu de nível

De acordo com a CGE, a primeira vez que o Estado de Alagoas foi avaliado pelo Programa Nacional de Transparência Pública foi em 2023, quando atingiu a categoria “Elevado”.  O programa possui classificação em oito categorias: Diamante, Ouro, Prata, Elevado, Intermediário, Básico, Inicial ou Inexistente.


A superintendente de Ouvidoria e Transparência, Liana Batinga, explica que durante o ano, a CGE desenvolveu novas ações e estratégias para entregar um governo ainda mais transparente para os alagoanos.

“O radar foi importante porque mostra que estamos no caminho certo. Atendemos critérios obrigatórios que não atendíamos no ano passado e o resultado disso a gente viu agora na avaliação. Agora é seguir para atender mais critérios e alcançar níveis ainda maiores em Transparência Pública alagoana.