Governo de Alagoas entrega Escola Campos Teixeira completamente reformada
Fábia Assumpção / Agência Alagoas
O Governo de Alagoas entregou na manhã desta terça-feira (30) a reforma da Escola Estadual Campos Teixeira, no bairro de Ponta da Terra, em Maceió. Um presente para alunos, professores e servidores da unidade, que comemora 50 anos de existência.
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcellos, lembrou que as melhorias da escola foram reivindicadas pelos estudantes gremistas durante encontro com o governador Paulo Dantas no Palácio República dos Palmares.
“É muito importante ter uma escola revitalizada, porque traz aconchego, traz a melhoria dos espaços, tanto para os professores quanto para os alunos. E a gente sabe que a aprendizagem também depende do espaço onde você está. Então, quando tem uma escola climatizada, que não tem nenhum problema, os banheiros organizados, as salas de aulas, é um atrativo para que o aluno se mantenha na escola”, disse Roseane Vasconcellos, que representou o governador Paulo Dantas na solenidade de entrega da reforma.
Ela acentuou que só no governo Paulo Dantas, mais de 60 escolas já foram revitalizadas. “Tem algumas que precisam de uma quantidade maior de recursos, pelo tamanho, pelo tempo que ela está ali sem ser revitalizada, e outras menores. Essa daqui foi um gasto de mais de R$ 1, 6 milhão porque ela estava há vários anos sem receber nenhum benefício e é uma escola grande. Temos ainda quase 20 escolas sendo revitalizada em todo o Estado”, completou a secretária.
A presidente do Grêmio Nova Geração, Marília Omena, agradeceu ao governador Paulo Dantas por ter atendido às reivindicações apresentadas pelos estudantes, durante almoço em palácio. “A gente queria agradecer por toda essa revitalização da nossa escola. Nós estávamos tendo muita dificuldade nas aulas de campo, e os professores de educação física sabem o quanto era desgastante. Mas graças a Deus e também ao governador Paulo Dantas, estamos agora com o ar-condicionado, que foi o mais esperado por todos nós”, declarou Marília.
A unidade atende atualmente 573 alunos do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio, e tem seu nome em homenagem ao professor Luiz Campos Teixeira, que doou o terreno onde a escola foi construída, bem como pelos serviços prestados na área da educação.
A escola oferece a seus alunos uma infraestrutura completa no padrão de 12 salas de aula, incluindo sala de suporte especializada, sala de projeto de vida, que concentra o desenvolvimento pessoal e outra específica para guarda de materiais de educação física; sala de projetos; refeitório e cozinha; sala de vídeo; sala de leitura ideal para estudos e pesquisa; sala de informática e quadra para a prática esportiva.
Foram executados os serviços de revisão em toda a coberta da escola com a troca de telha em 80%. Também foi reforçada a estrutura da coberta com a instalação de novas tesouras; reforma na cozinha; reforma na despensa completa, com instalação de revestimento cerâmico novo e prateleiras, além de revisões nas instalações elétricas, hidráulicas, instalação de novo sistema de drenagem e ar-condicionado, entre outras melhorias. Foram investimentos de mais R$ 1,6 milhão, com recursos próprios do Estado.
Para a diretora da Escola Campos Teixeira, Cristiane Matos de Bomfim, a reforma provocou uma mudança no comportamento dos alunos, principalmente com a implantação de uma sala de Projeto de Vida. “O que eu só posso fazer é agradecer muito por toda a mudança que foi realizada aqui na nossa escola. Vamos ter salas com outro cenário, já estamos estudando com salas climatizadas e toda comunidade escolar está bastante satisfeita”, assegura Cristiane.
A estudante Tatiane Lima, aluna do segundo ano do Ensino Médio, corrobora com a diretora da escola sobre a satisfação dos alunos com a reforma. “Com certeza, estamos muito satisfeitos com essa reforma e tudo isso nos estimula a vir estudar”, disse Tatiane.
A escola integra a 1ª Gerência Especial de Educação (GEE), que compreende 54 unidades de ensino, incluindo a creche Cria, espalhadas em três municípios: Maceió, Marechal Deodoro e Paripueira, totalizando 23.508 alunos matriculados.