HGE registra 292 atendimentos durante o feriadão dedicado aos servidores públicos
Thallysson Alves / Ascom HGE
Para uma parcela considerável da população, o último fim de semana foi de feriadão para os servidores públicos da União, Estado e municípios em Alagoas. De sábado (26) até a segunda-feira (28), o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, registrou 292 atendimentos, com destaque para os 159 casos clínicos consequentes de agravamentos de doenças crônicas.
Complicações da diabetes, do colesterol e da hipertensão estão entre as maiores causas de atendimentos quando se fala em casos clínicos na maior unidade de Urgência e Emergência de Alagoas. Isso porque são fatores de risco para doenças mais graves, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), que exigem uma intervenção rápida e a realização de procedimentos mais complexos.
“Como qualquer outro cidadão que chega ao HGE, os nossos especialistas avaliam o quadro e adotam a melhor conduta para restabelecer a saúde. A diferença é que esses pacientes chegam com equipes já informadas sobre a situação clínica, o que agiliza toda a prestação de assistência da equipe multidisciplinar”, explicou o diretor médico, Rodrigo de Melo.
Acidentes
A segunda motivação pela procura dos plantonistas continuam sendo os acidentes. Neste mesmo período, 118 pessoas feridas por esse motivo foram assistidas pelos profissionais que estiveram na Área Vermelha, sendo 62 feridas em acidentes de trânsito (29 por quedas de moto, 27 por colisões, quatro pedestres atropelados e dois ciclistas), 45 feridas em acidentes casuais e 11 em acidentes de trabalho. Também foram notificadas 13 vítimas de agressões, uma queimada e mais uma que tentou o suicídio.
“Simultaneamente, conseguimos viabilizar 99 altas de internação, o que permitiu efetuarmos a internação de mais 79 alagoanos. Também realizamos 26 cirurgias e conseguimos transferir 12 pacientes para outras unidades de saúde. Ou seja, cumprimos e seguiremos cumprindo o nosso dever de salvar vidas”, acrescentou o diretor médico, Rodrigo de Melo.