Secretaria de Agricultura lança “Fala, Seagri!” para divulgar informações técnicas sobre o campo
Tatiane Bastos / Ascom Seagri
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri) lançou, neste domingo (27), o “Fala, Seagri!”, durante a 74ª Expoagro Alagoas, que está sendo realizada em Maceió. O quadro tem objetivo de disseminar informações técnicas e inovações do setor agropecuário para os produtores rurais alagoanos, principalmente aos agricultores familiares.
A estratégia amplia o diálogo entre os técnicos da Seagri - e das entidades vinculadas Emater Alagoas, Iteral e Adeal - e os diversos segmentos do setor agrícola e pecuário alagoano, promovendo discussões técnicas e fornecendo orientações especializadas para os agricultores, associações, cooperativas e demais interessados nas questões ligadas ao desenvolvimento da agricultura familiar do estado.
“Estamos criando mais um canal para conversar e orientar os agricultores alagoanos. A assistência técnica e a extensão rural têm um papel importante para o fortalecimento agrícola e pecuário de Alagoas. Quando ampliamos a forma de disseminação da informação técnica de qualidade, aumentamos o nosso potencial de chegar a todos os lares, conseguindo levar novas abordagens de processos produtivos eficientes e sustentáveis”, explicou a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, que estará no primeiro episódio do “Fala, Seagri!” apresentando os avanços conquistados no setor neste último ano.
Entre os temas que serão abordados no quadro estão: práticas sustentáveis de cultivo, novas tecnologias agrícolas, manejo de pragas e doenças, comercialização e logística de produtos agrícolas, incentivos e políticas públicas direcionadas ao setor, entre outros. Os produtores que tiverem dúvidas também poderão fazer perguntas e dar sugestões de abordagens técnicas.
O quadro foi implementado numa parceria entre a Secretaria e o programa Alagoas Rural, que é veiculado todos os domingos às 8h, na TV Pajuçara, afiliada da Rede Record. Os vídeos ficarão disponíveis também no canal do YouTube da Seagri, no youtube.com/@agriculturaal, e do programa Alagoas Rural, amplificando a disseminação da informação.