Sedics divulga boletim anual do Balanço Energético de Alagoas
Lívia Leão/Ascom Sedics
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) lançou nesta terça-feira (15), por meio da Superintendência de Políticas Energéticas, a 16ª Edição do Balanço Energético de Alagoas (Beal) 2024, com informações referentes ao ano de 2023. Desde 2008, o documento informa os principais dados do setor energético à sociedade em geral.
O documento traz informações sobre a matriz energética do estado, que superou 82% de fontes renováveis. Em relação à matriz energética do país, proporcionalmente, o Brasil conseguiu menos de 40% de produção limpa.
Para a titular da Sedics, Alice Beltrão, os dados comprovam o trabalho do Governo de Alagoas em diversas frentes, o que favorece o desenvolvimento socioeconômico e a transição energética consciente. “Alagoas possui um enorme potencial de crescimento e estamos atentos ao cenário, trabalhando para desenvolver ainda mais a matriz energética alagoana, inclusive com as novas tecnologias do biogás e do SAF (combustível de aviação) em projetos em curso, e buscando atrair investimentos para o setor”, disse.
De acordo com dados do Beal, o setor sucroenergético (51,3%), a hidreletricidade (31,2%) e o Gás Natural (13,3%) seguem como destaques na produção, consolidando, cada vez mais, Alagoas como um dos protagonistas nacionais na descarbonização responsável e desenvolvimentista.
O superintendente Bruno Macêdo destaca que a integração estratégica do Gás Natural com as fontes renováveis, potencializada pela presença da Bacia Marítima SEAL, é uma das maiores do país. “A Sedics, através do Conselho Estadual de Políticas Energéticas (CEPE), tem atuado como um agente fundamental para propor resoluções em prol do desenvolvimento energético e sustentável de Alagoas. Temos a articulação institucional para promover o segmento energético no estado, viabilizando a chegada de novos empreendimentos no setor”, afirmou.
O documento está disponível no site da Sedics.