Estado entrega ginásio da Escola Maria da Salete Gusmão, nesta quinta-feira (10)
Manuella Nobre / Ascom Seduc
Considerado um equipamento de grande relevância para o processo educacional, com desenvolvimento de atividades poliesportivas e socioculturais, o ginásio de esportes da Escola Estadual Maria da Salete Gusmão de Araújo passou muito tempo inativo.
A tão sonhada reforma veio e, nesta quinta-feira (10), o ginásio retorna à comunidade escolar em uma cerimônia com a presença do governador Paulo Dantas e da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.
A unidade está situada no conjunto Osman Loureiro, bairro Clima Bom, em Maceió. O governo investiu R$ 977.187,94 na obra, gerando 30 empregos diretos e indiretos, e beneficiando, diretamente, os 475 alunos matriculados na instituição, em 2024.
Muito aguardado pela comunidade escolar, o ginásio oferece uma infraestrutura completa, incluindo quadra esportiva, arquibancadas, área de armazenamento, equipamentos esportivos, vestiários e banheiros. Além do ginásio, também foi realizada a pintura de toda a unidade escolar.
Dentre os serviços realizados estão: recuperação total da estrutura metálica da coberta, com aplicação de zarcão (anticorrosivo) e pintura; pintura geral do ginásio; instalação de alambrado na parte posterior da quadra, próximo aos vestiários; fornecimento de tabelas de basquete, postes de vôlei, traves de futebol de salão; assentamento de revestimento cerâmico nos vestiários.
Foram instaladas, ainda, divisórias e bancada de granito nos vestiários; portas de madeira na entrada dos vestiários, no depósito e na sala dos professores; porta de alumínio nos boxes do vestiário; nova instalação elétrica na quadra e ao seu redor com refletores, luminárias e tomadas.
Além do ginásio poliesportivo, também foram realizados os serviços de pintura da escola; aumento na altura da alvenaria do muro ao redor do ginásio, bem como execução de novos pilares, chapisco, reboco e aplicação de pintura e textura; instalação de novo portão de acesso à quadra; execução de passeio na parte frontal na quadra e da escola; espaço de convívio na parte frontal do ginásio; e instalação de caixa d'água de 1000 litros para abastecimento do ginásio.
A escola
A Escola Estadual Maria da Salete Gusmão de Araújo, situada no conjunto Osman Loureiro, bairro Clima Bom, em Maceió, passou a existir a partir do decreto nº 621 de 19 de abril de 2000, assinado pelo então governador Ronaldo Lessa, recebendo o nome em homenagem à professora Maria da Salete Gusmão de Araújo pelos relevantes serviços prestados em prol da educação no estado de Alagoas.
A unidade, inaugurada no dia 05 de setembro de 2002, integra, atualmente, o Programa Alagoano de Educação Integral (Palei), com oferta de Ensino Fundamental e Novo Ensino Médio em Tempo Integral. Este ano também foi implementado o curso Técnico em Redes de Computadores, pelo Pronatec, para a 1ª série do ensino médio.
A escola integra a 13ª Gerência Especial de Educação (GEE), a qual dispõe de 54 unidades de ensino e mais 4 centros de educação, sob o comando da gerente especial Taciana Gomes, com abrangência no bairro do Farol, incluindo o Cepa, além de toda a parte alta da capital alagoana, totalizando aproximadamente 33.687 alunos matriculados.