Arsal apresenta à ANA e agências intermunicipais avanços no saneamento do Estado
Addison Couto / Ascom Arsal
Conhecer os avanços, os investimentos e a estrutura do saneamento no Estado de Alagoas, primeiro Estado a aderir ao novo marco legal do saneamento, este é o objetivo da visita institucional realizada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e agências reguladoras do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, que integram a Associação Brasileira de Saneamento (Abrasan).
A visita acontece até esta quarta-feira, 9, e teve início com agenda no Palácio República dos Palmares, quando a presidente da ANA, Veronica Sánchez da Cruz Rios, foi recebida pela secretária Renata dos Santos, presidente da Arsal, Camilla Ferraz, além de gestores das secretarias de Governo, Casal, Infraestrutura e Recursos Hídricos.
A comitiva da Abrasan, entidade que reúne 52 associados, tem como objetivo discutir os quatro eixos do saneamento, em âmbito nacional, por meio de câmaras técnicas e visitas, sendo Alagoas o primeiro a ser escolhido.
De acordo com Demétrius Gonzalez, serão realizadas visitas técnicas às estruturas do Sistema Pratagy, Estações de Tratamento de Água e Esgoto, BRK Ambiental, que opera na capital e região metropolitana, além do Canal do Sertão.
“O objetivo é conhecer as estruturas e compartilhas as informações com os associados, bem como com a ANA”.
A comitiva é composta por técnicos e gestores da Agência Nacional de Águas (ANA), Agesan-RS, Arisb-MG, Ager-MT, Aries-ES e Fundação Getúlio Vargas (FGV).